plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Prazo para regularizar título termina nesta quarta (04)

Mais de 8 mil eleitores paraenses foram atendidos no dia de ontem pelo TRE do Pará. Quem quiser votar em outubro precisa correr.

Imagem ilustrativa da notícia Prazo para regularizar
título termina nesta quarta (04) camera Ainda dá tempo de garantir a participação em um momento importante para todos os brasileiros | Wagner Almeida - Diário do Pará

Quem pretende votar na próxima eleição e ainda não tirou ou regularizou o título de eleitor deverá correr, pois o prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral termina amanhã (4). A data vale também para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, escolhendo o novo município de votação.

Nessa fase final, o número elevado de atendimentos resultou em instabilidade nos serviços dos portais e sistemas da Justiça Eleitoral. Na tarde de ontem, 2, as plataformas apresentaram lentidão e em alguns casos, houve queda total do sistema. As áreas técnicas estão trabalhando para evitar novas interrupções.

“Os números são compatíveis com a demanda prevista pelo Tribunal Regional Eleitoral, em que devem ser atendidas cerca de 120 mil pessoas em todo o Pará. Só nesta segunda [ontem], mais de 8 mil eleitores receberam atendimento, número bastante expressivo”, pontuou o diretor geral do TRE-PA, Felipe Brito.

SITUAÇÃO

De acordo com dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) até a primeira quinzena do mês de abril deste ano, 667 paraenses estão com a situação irregular. Entre as principais irregularidades estão: ausência do cadastro biométrico e falta de voto nas três últimas eleições.

Por outro lado, o TRE-PA contabiliza mais de 5,7 milhões de pessoas aptas para comparecer às urnas nos dias 2 e 30 de outubro, entre elas, a estudante Rosinete Anselmo Gonçalves, de 16 anos, que compareceu o Núcleo de Atendimento ao eleitor (NAE) para a emissão do título de eleitor. “A obrigatoriedade do voto é a partir dos 18 anos, mas eu não poderia ficar de fora desse pleito tão importante para o nosso país. Todos os jovens, ao entender a responsabilidade que têm nas mãos, deveriam tirar o seu título e votar”, explicou Rosinete.

Confira os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral

Antes de ir a um dos cartórios eleitorais espalhados pelo o estado para a emissão do título de eleitor, é preciso separar alguns documentos que precisam ser levados, entre eles: documento oficial de identificação contendo informações como o nome completo, filiação, data de nascimento e nacionalidade.

Para as pessoas do sexo masculino que fizeram ou farão 19 anos em 2022, é necessário apresentar o certificado de quitação com o serviço militar. Em todos os casos, é obrigatório levar também um comprovante de residência recente, dos últimos três meses.

Kauã Victor, de 17 anos, levou tudo o que precisava para concluir o atendimento. “Eu acho importante este momento, pois me dá a oportunidade de escolher quem vai governar o nosso país. Independente do resultado, se for bom ou não para o que eu acredito, vou ficar feliz pois eu fiz a minha parte”, contou o estudante.

Com o título novinho nas mãos, o aposentado Augusto Azevedo, 68, está pronto para votar. “Caminhamos para mais uma eleição extremamente difícil, pois o clima de rivalidade é grande e no final o que tá em jogo é o nosso país e consequentemente a população. Mas vamos em busca demudanças”, declarou.

Veja onde ir e o que fazer, de acordo com sua necessidade

Serviços como emissão de primeira e segunda via do título eleitoral, regularização e atualização de dados, transferência do local de votação, inclusão do nome social - para pessoas LGBTQIA+ -, poderão ser realizados nos cartórios eleitorais, com atendimento de 8h às 17h.

Pedido de seção com acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, precisam ser agendados a partir do site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (tre-pa.jus.br), no campo “Eleitor”, “Atendimento online” e “Agendamento para atendimento presencial”.

No caso dos atendimentos presenciais, o eleitor pode se dirigir ao Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), na travessa Pirajá, no bairro da Pedreira, em Belém. Já no distrito de Mosqueiro, o atendimento está sendo realizado em um posto localizado na Praça da Matriz, na Vila, parte central da ilha.

É possível ser atendido ainda nas Estações Cidadania da capital, como a do bairro do Guamá, nos Shoppings Pátio Belém, Grão Pará, Metrópole Ananindeua, no horário de 10h às 16h. Nas Usinas da Paz, localizadas nos bairros da Cabanagem (Belém) e Icuí-Guajará (Ananindeua), e Nova União, no município de Marituba, de 9h às 17h.

INFORMAÇÕES

Mais informações podem ser obtidas no “Disque Eleitor”, pelo número 91 3346-8100, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. A ligação é gratuita e o número aceita ainda ligação a cobrar. Há ainda o número 148,com ligação gratuita.

FIQUE LIGADO!

O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) separou algumas dicas para os eleitores que estão com o título irregular. O objetivo é divulgar informações importantes para que todos possam participar do pleito este ano.

Confira cinco situações que você não pode fazer se o título de eleitor estiver irregular:

1- Quem está com o título cancelado e não regularizar, não poderá votar em outubro;

2- Caso não seja justificado e sem o pagamento da multa, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade;

3- A pessoa não pode obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, nem em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo;

4- O eleitor fica impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e tomar posse;

5- Também não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias