plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CONHECIMENTO É O CAMINHO!

Confira dicas para fazer uma boa redação nos concursos

Psicopedagoga dá dicas sobre como se preparar para escrever redações quando for fazer provas de concursos públicos. Veja!

Imagem ilustrativa da notícia Confira dicas para fazer uma boa redação nos concursos camera Veja dicas para se dar bem na redação dos concursos públicos | Reprodução/Unsplash

Desenvolver uma boa redação pode colocar o candidato entre os primeiros aprovados no concurso público, mesmo sem um desempenho excepcional na prova objetiva de múltipla escolha.

Portanto, a redação pode ser decisiva para a posse no cargo dos sonhos. Apesar disso, essa etapa, presente principalmente nos certames de nível médio, é negligenciada por muitos concurseiros.

Caixa abre estágios a alunos do ensino médio; inscreva-se!

Sespa abre vagas na Grande Belém com salário de até R$ 3 mil

A Psicopedagoga Flavia Vilas Boas, colunista do JC Concursos e professora membro no canal do YouTube JC Concursos, separou cinco dicas para quem quer melhorar a escrita. Em primeiro lugar, a especialista orienta que o candidato leia bastante e se mantenha bem informado sobre tudo o que acontece.

Estar em dia com as aulas de atualidades vai ajudar o concurseiro na hora de desenvolver o tema proposto pela banca organizadora. É importante, ainda, conferir as referências bibliográficas citadas em edital e as atribuições do posto, pois as práticas da função podem ser tema da prova discursiva.

A segunda dica é exercitar a prática da escrita antes mesmo do edital do concurso público ser publicado. Flávia ressalta que escrever uma boa redação depende de treino. Aulas direcionadas com profissionais capacitados podem contribuir para o aprendizado de cognitivos e técnicas de redação, como termos e palavras chaves, para evitar o famoso “branco” na hora da prova.

OLHO NO TEMPO

Também é importante cronometrar o tempo de desenvolvimento da redação. No dia do concurso público, de acordo com a professora, é essencial reservar pelo menos uma hora do tempo total de prova para começar o rascunho e passar com tranquilidade para a folha inicial.

“É bem importante a gente ter esse tempo cronometrado para não ficar correndo no final, a letra não ficar ilegível e perder o raciocínio na hora de desenvolver a prova”, ressalta a psicopedagoga.

Além das dicas elencadas acima, a profissional afirma que a elaboração de uma excelente redação passa pela estrutura do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. O uso dos cognitivos é fundamental para construir o texto com coesão e coerência, o que certamente vai agradar o avaliador.

Por fim, mas não menos importante, ela diz que dominar as regras gramaticais, conhecer a norma culta, é essencial para desenvolver um bom texto e ter uma boa ortografia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias