Faltando pouco mais de uma semana para o fim do prazo, o número de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 entregues já ultrapassa os 19 milhões, segundo levantamento da Receita Federal.
O órgão espera que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até dia 31 de maio.
Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam acertar as contas com o Fisco. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido.
Lamark Santos, que está à frente de três empresas contábil e especialista tributário e fiscal, explica que é necessário ter muita atenção para evitar erros de digitação no preenchimento da devida documentação. O especialista diz que é muito comum a cair em malha por conta de erros principalmente quando se trata do preenchimento de informações relacionadas à Cédula C, por se tratar de informações anteriormente informadas em DIF. “Então é muito importante que se tenha cuidado com esses preenchimentos de informações relacionadas à Cédula C para evitar que a Declaração caia em malha por divergência de informação”, explicou Lamark.
Outra observação que o especialista tributário destaca, é com relação a dependentes sendo declarados no Imposto de Renda sem a devida tutela legal, “[...] se você não é legalmente responsável por uma pessoa através de uma tutela, você pode correr o risco de ser notificado em malha ao colocar ela como sua dependente”, enfatizou o especialista.
Para concluir, Lamark enfatiza outro erro comum que você deve evitar para não cair em malha fina, em se tratando de ganhos de capital, a apuração sobre ganhos é devida não só para imóveis, com isso é preciso que fique atento com relação às informações financeiras informadas pelos bancos, onde existem declarações provenientes de cédula que comunicam a receita esses eventuais ganhos de capital.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar