plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PRAZO ENCERRANDO

Imposto de Renda: veja erros comuns e evite cair na malha

A 10 dias do fim do prazo, confira alguns erros na hora da declaração do IR

Imagem ilustrativa da notícia Imposto
de Renda: veja erros comuns e evite cair na malha camera Imposto de Renda 2022: prazo para entregar encerra dia 31 de maio. | Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Faltando pouco mais de uma semana para o fim do prazo, o número de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 entregues já ultrapassa os 19 milhões, segundo levantamento da Receita Federal.

O órgão espera que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até dia 31 de maio.

Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam acertar as contas com o Fisco. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido.

Lamark Santos, que está à frente de três empresas contábil e especialista tributário e fiscal, explica que é necessário ter muita atenção para evitar erros de digitação no preenchimento da devida documentação. O especialista diz que é muito comum a cair em malha por conta de erros principalmente quando se trata do preenchimento de informações relacionadas à Cédula C, por se tratar de informações anteriormente informadas em DIF. “Então é muito importante que se tenha cuidado com esses preenchimentos de informações relacionadas à Cédula C para evitar que a Declaração caia em malha por divergência de informação”, explicou Lamark.

Lamark dá dicas para não cair na malha fina
📷 Lamark dá dicas para não cair na malha fina |Divulgação

Outra observação que o especialista tributário destaca, é com relação a dependentes sendo declarados no Imposto de Renda sem a devida tutela legal, “[...] se você não é legalmente responsável por uma pessoa através de uma tutela, você pode correr o risco de ser notificado em malha ao colocar ela como sua dependente”, enfatizou o especialista.

Para concluir, Lamark enfatiza outro erro comum que você deve evitar para não cair em malha fina, em se tratando de ganhos de capital, a apuração sobre ganhos é devida não só para imóveis, com isso é preciso que fique atento com relação às informações financeiras informadas pelos bancos, onde existem declarações provenientes de cédula que comunicam a receita esses eventuais ganhos de capital.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias