plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Mutirão da Uepa promove exame preventivo gratuito

O procedimento é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, um dos mais incidentes no Brasil.

Imagem ilustrativa da notícia Mutirão da Uepa promove exame preventivo gratuito camera Mutirão da Uepa promove exames de preventivo para as mulheres. | Sancha Luna/RBATV

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 22 em cada 100 mil mulheres sofrem de câncer do colo do útero no Pará. A taxa pode até parecer baixa, mas nenhuma mulher deve se arriscar a sofrer as consequências da doença. No ano passado, 780 novos casos foram registrados entre as paraenses. O câncer do colo do útero é o mais recorrente entre as mulheres no Pará e o terceiro mais incidente nas brasileiras.

A doença é silenciosa e pode ser fatal. A boa notícia é que tem tratamento e quanto mais cedo for diagnosticada, maior é a chance de cura. Até sexta-feira (27), um mutirão promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) garante a realização gratuita do exame preventivo, que assegura o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

Liberação do uso de máscaras ainda divide população em Belém

O serviço é oferecido no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, localizado no bairro do Marco, em Belém. A ação atende mulheres com idade entre 25 a 64 anos.

Vídeo: caminhão derrapa em porto e cai na Baía do Guajará

A médica e professora Brenda Diniz explica que o mutirão é um projeto dos alunos 7º semestre do curso de Medicina, acompanhados pelos professores. "A gente quer chamar a atenção das mulheres para a importância dos exames ginecológicos. O câncer do colo de útero é o mais incidentes entre as mulheres. A lesão detectada logo no início aumenta as chances de cura da paciente", disse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias