A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vacinação contra covid-19, gripe Influenza e sarampo segue disponível neste fim de semana em Belém. No sábado, 28, a população poderá contar com o ponto de vacinação fixo na Aldeia Cabana Davi Miguel, que também funciona em sistema de drive-thru, e com o ponto volante no ônibus da vacinação que estará estacionado no Solar da Beira, no Ver-o-Peso.
Ação oferece atendimento de saúde gratuito em Icoaraci
Já no domingo, 29, só haverá imunização no ônibus da vacinação que estará estacionado na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor.
Nesses dois dias, a vacina estará disponível das 8h às 13h nos pontos relacionados. É importante lembrar que, em paralelo, as vacinas também seguirão disponíveis nos pontos de vacinação instalados nos shoppings de Belém, que seguem funcionando até sábado, das 10h às 17h.
João de Deus paraense é investigado por abuso sexual
Quem pode vacinar - Contra a Influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.
Também são grupos prioritários os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
Família denuncia omissão médica em UPA de Ananindeua
Já contra o sarampo, a campanha está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde. Contra covid-19 poderão se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.
A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.
Além dos imunocomprometidos, os idosos (com 60 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).
Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.
Documentos
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.
Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.
Veja onde vacinar
Shoppings de Belém: A vacinação acontece normalmente neste sábado, 28, das 10h às 17h, nos shoppings Pátio, Grão Pará, Parque Shopping e IT Center. No domingo, 29, não haverá vacinação nesses espaços.
Ações itinerantes - Ônibus da Vacina:
28/5 - 8h às 13h - Solar da Beira
29/5 - 8h às 13h - Praça Princesa Isabel (Condor)
Ações fixas com Drive-thru:
28/5 - Aldeia Cabana - 8h às 13h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar