Quem está buscando por dinheiro extra pode se socorrer com o saque-aniversário do FGTS. O valor pode ser aprovado mesmo para quem está com o nome negativado nos órgãos de proteção de crédito.
É uma opção disponível somente para quem aderiu ao saque-aniversário e possibilita sacar parte do valor de fundo de uma única vez, no mês de aniversário.
É imprescindível que o cliente tenha uma conta ativa ou inativa vinculada ao FGTS, tenha conta poupança ou corrente na Caixa e que não possua empréstimo em atraso com a Caixa.
Se não houver a adesão do saque-aniversário, a pessoa só poderá ter acesso ao valor em casos de demissões, sendo liberado somente o valor referente à multa rescisória. Além disso, é possível usar o saldo para outras finalidades pontuais que podem ser consultadas no site da Caixa Econômica Federal.
No empréstimo, você pode antecipar até 10 anos do saque.
É possível ainda solicitar um empréstimo com adiantamento das parcelas do saque-aniversário de até 10 anos. Isso pode ser feito em diversas instituições bancárias do Brasil. Confira quais delas estão autorizadas e veja as condições que elas oferecem.
Porém, mesmo parecendo vantajoso, requerer o empréstimo vai gerar também cobranças de juros. Na Caixa, as taxas de juros são de 1,49% ao mês. É provável também realizar a operação em outros bancos, porém, cada instituição cobra uma taxa de juros diferente.
O pagamento da dívida é feito com o valor do FGTS, na data da parcela anual estipulada para a modalidade, conforme o calendário.
Conheça 5 dicas para não cair no golpe do FGTS
Como é a solicitação do empréstimo do saque-aniversário do FGTS
Para poder solicitar o empréstimo do saque-aniversário do FGTS é necessário que a pessoa escolha essa forma no aplicativo do FGTS, no site, nas agências, Internet Banking Caixa ou ainda pelo aplicativo Caixa TEM.
A antecipação pode ser feita no próprio aplicativo do Caixa TEM, no campo "simulação", ou ainda por meio de outros bancos.
A antecipação do FGTS quer dizer a possibilidade de receber, de forma antecipada, o valor de algumas parcelas do saque-aniversário. É na verdade um empréstimo que o trabalhador pode receber imediatamente de uma quantia que demoraria para chegar às suas mãos.
O valor do saque-aniversário se altera conforme o saldo disponível na conta de cada pessoa. Além disso, é acrescida uma parcela adicional nessa quantia.
Aquele que recebe o saque-aniversário do FGTS também tem direito ao saque extraordinário, desde que haja saldo disponível na conta. As informações também podem ser consultadas dentro do aplicativo.
Atenção: quem solicitar a modalidade, deverá ficar até 2 anos sem participar o saque rescisão. Ou seja, se for demitido sem justa causa não poderá sacar os valores que estão disponíveis no fundo de garantia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar