Hoje, 13 de outubro, é celebrado oficialmente no Brasil, o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, profissões que foram regulamentadas em 1969, portanto, estão comemorando 53 anos de existência.
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região, o Crefito-12, sediado em Belém, realiza neste sábado (15), uma caminhada que deve reunir 400 pessoas para celebrar o aniversário dessas profissões.
O percurso será de sete quilômetros dentro do Parque Estadual do Utinga e a largada será às 7h. Profissionais e acadêmicos dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional terão ainda, ao final do evento, uma programação musical com a banda de pagode Sorriso Moleque.
Alerta! Conheça 4 alimentos saudáveis que podem fazer mal
Para a presidente do Crefito-12, a fisioterapeuta Elineth Braga Valente, o momento é de confraternizar e unir as profissões em torno da valorização da fisioterapia e da terapia ocupacional. “Nós somos fundamentais na assistência integral à saúde da população. Isso ficou mais evidente durante a pandemia, mas é uma realidade há muito mais tempo”, explica ela.
SAÚDE INTEGRAL - A fisioterapia é a área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Sua atuação vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde.
Entre os importantes papeis desempenhados por esse profissional, estão o tratamento de pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.
A Terapia Ocupacional, por sua vez, é uma área relacionada com o estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar essas tarefas, garantindo assim seu bem-estar e independência.
Após adquirir a formação adequada, esse profissional pode atuar em empresas, ambulatórios, clínicas, creches, escolas e sistemas prisionais, além de poder realizar projetos sociais. Vale destacar que o terapeuta ocupacional tem que lidar com pessoas com dificuldades no desempenho de tarefas simples, sendo fundamentais paciência e amor pela área escolhida.
Exagerou na quantidade de comida? Saiba o que fazer
Nas UTI’s, onde os pacientes graves de Covid-19 e entubados, precisavam de acompanhamento de fisioterapeutas respiratórios, ou nos muitos problemas sociais e funcionais decorrentes do isolamento, durante e após os momentos mais críticos da pandemia, os terapeutas ocupacionais se tornaram ainda mais importantes e essenciais para a saúde da população.
SERVIÇO:
Caminhada dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Belém
Data: 15 de outubro de 2022
Local de Concentração: Estacionamento do Ideflor – Parque do Utinga
Largada: Às 7h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar