Os paraenses vão às urnas, neste domingo (30), para decidir quem será o próximo presidente do Brasil. Para garantir que o exercício ao voto seja contemplado por todos, o Governo do Estado, seguido de demais municípios, determinaram a suspensão da cobrança da tarifa nas linhas de ônibus e no transporte fluvial.
+ Ananindeua terá "catraca livre" no 2º turno das eleições
+ Santarém decreta gratuidade nos ônibus no 2º turno
Belém será uma das cidades que garantirá, no horário entre 4h e 23h59 deste domingo, a gratuidade aos passageiros que precisarem se deslocar até o local de votação. Além disso, não será preciso apresentar o título de eleitor ou documento oficial com foto.
Essa decisão faz parte do decreto nº 105.404, de 18 de outubro de 2022.
Quer saber mais sobre as gratuidades em Belém, como irão funcionar e quem terá direito? Veja a seguir:
Frota total
Nesse domingo, as linhas municipais e metropolitanas gerenciadas pela Prefeitura de Belém vão operar com a mesma frequência dos dias úteis. Para garantir o cumprimento, agentes de transporte vão percorrer as garagens das empresas, terminais de linha e terminais Mangueirão e Maracacuera.
Quem não vai pagar passagem?
A suspensão da cobrança da tarifa das linhas de ônibus (municipais e metropolitanas gerenciadas pela Prefeitura) é válida para todos os usuários, seja acessando dos terminais, das estações ou nas paradas comuns de ônibus, desde que no período das 4h às 23h59 de 30 de outubro.
Como vai funcionar?
Quando o usuário acessar o ônibus, poderá escolher se irá subir pela porta da frente ou pela porta de trás. De acordo com a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana), a catraca ficará travada com esse objetivo.
Quem embarcar pela porta dianteira, desce por ela. Do contrário, quem embarcar pela porta traseira, desce por ela.
Também não será preciso apresentar o título eleitoral ou o documento oficial com foto.
Quem mora nas ilhas tem passe livre?
Sim. Segundo a Prefeitura de Belém, tanto os moradores do continente que votam na ilha de Cotijuba, quanto os moradores da ilha que votam no continente, não irão pagar a tarifa no transporte fluvial durante o domingo das eleições.
O navio que faz a linha municipal, gerenciado pela Semob, na travessia para Cotijuba, fará as viagens gratuitamente nos horários estabelecidos: saída de Cotijuba às 5h45 e às 17h; e saída de Icoaraci às 9h e às 18h30.
No entanto, nesse caso será preciso apresentar o título de eleitor (ou o e-título) e um documento oficial com foto.
VEJA TAMBÉM: Setransbel reforça gratuidade nos ônibus da Grande Belém
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar