O mundo vive dias de uma nova era onde as mudanças climáticas deixaram de ser uma teoria para se tornarem realidade. Em tempos de altas temperaturas globais, frear a degradação ambiental, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e encontrar novas maneiras para tornar a economia e indústria mais amigável ao meio ambiente são algumas das ações necessárias para conter as mudanças climáticas.
Um projeto idealizado por professores e estudantes do Insituto de Geociências da Universidade Federal do Pará busca levar conhecimento científico sobre o nosso planeta e seus fenômenos a todos os públicos de maneira lúdica, interativa e educativa.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- São Cosme e Damião: data terá serviços gratuitos e doações
- Manutenção vai deixar 21 bairros da Grande Belém sem água
O projeto Geocientes possui a proposta de apresentar, por meio de uma série de ações, temas como rochas, placas tectônicas, ciclones tropicais, terremotos, entre outros assuntos. O público-alvo varia de crianças a partir de 10 anos até pessoas adultas ou mesmo idosas.
Para a coordenadora do projeto, é urgente abordar essas temáticas visto que as mudanças climáticas na Terra já estão em curso e, se nada for feito, o cenário ficará ainda mais grave. “Estamos observando o aumento da frequência de fenômenos que são naturais em nosso planeta. Muito disso se deve às ações dos seres humanos. Não temos um outro planeta pra viver. O esclarecimento sobre a Terra se faz urgente e nós precisamos garantir o acesso democrático a essas informações", disse a professora Ellen Gomes.
COMO RECEBER AS AÇÕES DO PROJETO?
Escolas de ensino fundamental e médio, feiras de ciências e outros locais públicos podem receber as ações de divulgação científica do Geocientes. Para isto, para encaminhar e-mail para o endereço [email protected] fazendo o convite aos integrantes do projeto.
Por iniciativa própria, a equipe do projeto — que é composta por quase 40 pessoas, entre professores e alunos de graduação em Geofísica de todos os semestres — vai levar uma exposição para a Praça da República, em Belém, no próximo domingo, dia 1º de outubro.
São muitos os materiais de divulgação científica usados pelo projeto, como maquetes, animações 2D, vídeos em stopmotion, livros 3D, etc.
ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
Para além de tornar acessível as informações científicas sobre o planeta, o Geocientes também visa trazer a prática de compartilhar o conhecimento com outras pessoas aos estudantes da graduação em geofísica. Para Larissa Ranielle Lopes, de 22 anos, estudante do 5º semestre do bacharelado no curso, participar do projeto é motivo de realização profissional antes mesmo de concluir a graduação.
"Me sinto honrada por estar engajada nesse projeto. Gosto muito de levar conhecimento para as outras pessoas e fazer elas entenderem que as geociências não são apenas o lado formal, com a matemática, a física e tudo mais. Por meio do Geocientes podemos aprender a ciência de forma divertida e prática", declarou ela, que atua como voluntária ao lado de outros 26 discentes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar