A fiação elétrica é uma das partes mais importantes de um residência. É preciso instalar um sistema seguro para evitar acidentes. Mas, infelizmente, nem todos podem ou fazem isso.
Com isso, é importante que as pessoas tenham cuidado dentro de casa ao utilizar eletrodomésticos, fios e aparelhos usados de maneira errada ou mal instalados, que podem representar risco tanto material quanto físico. Além disso, para evitar problemas em instalações elétricas internas, é importante fazer manutenções com profissionais habilitados para a realização do serviço.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Norte Energia reforça parceria com Grupo RBA durante visita
- Termelétrica no Pará receberá R$ 1,8 bilhões do BNDES
- Belém, Ananindeua e Salvaterra recebem melhorias
Éder Carvalho, executivo de Segurança da Equatorial Pará comenta que o curto-circuito, principalmente por sobrecarga, é um dos principais fatores de acidentes com a rede elétrica.
“A manutenção de fiações internas e a conservação de fios e plugues garante mais segurança para todos. É sempre bom lembrar de ações como, por exemplo, não sobrecarregar tomadas com muitas ligações e não usar extensões, já que dessa forma há maior risco de curto-circuito”, explica Éder.
Em um situação de curto-circuito, é muito importante que o consumidor identifique o problema o quanto antes para que reparos possam ser realizados.
Quais são os sinais de curto-circuito?
- Cheiro de queimado em aparelhos, tomadas e fusíveis queimados,
- Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente, além do disjuntor que costuma desarmar constantemente nessas situações.
Dicas para evitar o curto-circuito
• Para ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plugue (parte dura, de plástico isolante) e nunca no fio. Não tente fazer improvisações, como desencapar os fios e conectá-los diretamente na tomada;
• Nunca use aparelhos eletrônicos durante o banho. E após o banho não utilize secadores, barbeadores elétricos, dentro do banheiro e descalço. Use-os no quarto ou em um local bem seco. Jamais utilize-os com o corpo ainda molhado;
• Quando for viajar desligue todos os aparelhos da tomada, ou até mesmo a rede elétrica;
• Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente;
• Se o disjuntor desarmar com frequência chame imediatamente um eletricista capacitado para realizar a manutenção da rede elétrica do imóvel. E pelo menos a cada cinco anos é necessário fazer a manutenção de todo circuito elétrico da casa com um profissional qualificado lembrando que, do medidor de energia para dentro do imóvel, as manutenções das instalações elétricas são de responsabilidade do cliente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar