Se você já pegou uma fatura de energia elétrica, já deve ter percebido que o valor cobrado no final é a soma de algumas taxas, entre elas a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Este adicional é cobrado para a manutenção dos serviços de iluminação pública das cidades, tais como as que estão em postes nas ruas, avenidas, praças, parques, entre outros locais.
E se todos pagam por isso, é natural que todos cobrem que o serviço prestado seja funcional e eficiente. Por esta razão, há um ano a cidade de Belém conta com plataformas onde qualquer cidadão pode denunciar a falta de luz em um poste e pedir o reparo da luminária ou substituição da lâmpada.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- App ajuda a reparar 2 mil pontos de iluminação em Belém
- Aplicativo receberá reclamação sobre iluminação pública
As ferramentas estão disponíveis por meio de site e aplicativo de celular e foram desenvolvidas a partir das ações do programa "Belém, Cidade Inteligente", que visa a sistematizar o conjunto de iniciativas que apresentam a capital paraense como cidade de inovação no conceito de smart cities.
Quer mais notícias de serviço? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Os novos canais de atendimento às solicitações de conserto de pontos de iluminação em postes de Belém se somam aos que já existiam: o número 0800 042 0971 e as reclamações diretamente nas sedes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e da concessionária Luz de Belém.
COMO PEDIR O CONSERTO DA LUZ DO POSTE?
Para solicitar a troca de lâmpadas, conserto de luminárias e outros motivos pelos quais possam ter feito o ponto de iluminação apagar, basta acessar o site da concessionária Luz de Belém e clicar em "Solicitar Reparo" ou baixar o aplicativo "Belém Iluminação Pública", que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS nos links abaixo:
Após o download, a pessoa faz um breve cadastro e pode ter acesso a todos os pontos de iluminação próximos à sua localização. Para que a equipe chegue até o ponto onde o serviço de reparo precisa ser feito, é necessário conferir o número de identificação do poste, que fica fixado em cada um deles ou na própria luminária.
Como já citado, o atendimento pelo número 0800 042 0971 segue em operação, assim como os atendimentos presenciais nas sedes da Seurb (avenida Governador José Malcher, nº 1622, Nazaré), assim como na sede da Luz de Belém (travessa Alferes Costa, nº 2859, Pedreira).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar