plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PROJETO PONTO DE APOIO

Projeto de bicicletas adaptadas é retomado no Utinga

Com patrocínio da Albras, a iniciativa voluntária promove passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos.

Imagem ilustrativa da notícia Projeto de bicicletas adaptadas é retomado no Utinga camera Entre as iniciativas confirmadas estão a reforma e revitalização de todas as bicicletas, a aquisição de mais duas, chegando a dez bicicletas adaptadas | Divulgação/LED

No dia do aniversário de Belém, celebrado em 12 de janeiro, o projeto Ponto de Apoio anuncia a retomada das atividades com uma série de novidades para o ano de 2024, dentre elas, a reforma de bicicletas adaptadas para realizar os passeios gratuitos para pessoas com deficiência e idosos no Parque do Utinga, na capital paraense.

Entre as iniciativas confirmadas estão a reforma e revitalização de todas as bicicletas, a aquisição de mais duas, chegando a dez bicicletas adaptadas, o que vai praticamente dobrar a capacidade atual de atendimento. Estas ações foram viabilizadas pelo patrocínio da Albras, indústria de alumínio sediada em Barcarena, no Pará, que ainda possibilitou a aquisição de bikes-guia convencionais de alumínio, utilizadas pelos voluntários para suporte aos passeios, de tendas e de jogos de mesas próprios.

No projeto, os voluntários tanto pedalam bicicletas adaptadas, conduzindo pessoas com deficiência e idosos como também ajudam na recepção, organização dos passeios e vão em bicicletas convencionais à frente e ao final do grupo, abrindo caminho e dando suporte para os participantes. Os voluntários vão receber kits gratuitos, com camisetas e eco-copos.

CONTEÚDO RELACIONADO

As inscrições para novos voluntários estão abertas e o treinamento será realizado nos próximos dias 27 e 28 de janeiro.

PONTO DE APOIO VAI CONTRIBUIR COM A AGENDA DE SUSTENTABILIDADE DE BELÉM

O Ponto de Apoio está promovendo uma série de ações para conscientização ambiental. “O projeto é feito por pessoas de Belém para os moradores e quem visita nossa cidade. Além do passeio para este público, que promove inclusão e acessibilidade, queremos reforçar também a importância da preservação ambiental em um espaço como o que estamos, que é o Parque do Utinga”, explica Daniel Nardin, coordenador do projeto.

Uma das primeiras ações será a redução imediata da produção de resíduos de plástico. A cada edição, o projeto fornecia gratuitamente copos de plástico com água mineral, gerando alguns quilos de resíduo de plástico. Agora os voluntários vão receber os eco-copos gratuitamente e os participantes poderão utilizar sem custo, em parceria com a empresa Copinho do Bem, que adotará o modelo caução, onde o usuário pode deixar um valor e usar o copo, devolvendo e recebendo o dinheiro de volta, ou levar para casa se quiser comprar o produto, a preço mais baixo do que o valor de mercado.

Será adicionada na formação dos voluntários, um treinamento sobre educação ambiental e conhecimento com mais profundidade das espécies da fauna e flora da Unidade de Conservação onde está localizado o Parque do Utinga, além da importância da preservação do meio ambiente, em especial dessa área, que abriga os principais mananciais de água da cidade, como o Lago Água Preta e Bolonha, utilizados pela Cosanpa para tratamento e distribuição de água para os moradores da capital paraense, também será ministrado aos voluntários. A iniciativa será realizada em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Que saber mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Passeios agendados em grupos - Com a maior capacidade de atendimento do projeto, o Ponto de Apoio irá intensificar a conexão com instituições que atendem pessoas com deficiência e idosos. Será mantido o agendamento individual on-line prévio e o atendimento espontâneo, mas também serão feitos agendamentos de grupos, através de parcerias com grupos e instituições, como a Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD) e as Mães Guardiãs, coletivo que reúne dezenas de mães de crianças com deficiência.

SERVIÇO:

COMO SER VOLUNTÁRIO

Para ser voluntário do Ponto de Apoio, é preciso participar do treinamento realizado pelo projeto. A nova chamada tem data: dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 11h, no Parque do Utinga. Basta participar em uma das datas. A inscrição está disponível em https://forms.gle/E6C3BXvigTTvW5LX7. Mais detalhes e informações no instagram @pontodeapoiopa

COMO AGENDAR OS PASSEIOS

Para realizar os passeios, o Ponto de Apoio atende de forma espontânea. Basta chegar nos dias das edições, realizar um breve cadastro e fazer o passeio, que leva cerca de 45 minutos. Outra forma é o agendamento online, com link disponível no perfil do Instagram do projeto (@pontodeapoiopa).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias