Teve início ontem (11) o “Mutirão Renegocia!”, em Belém. O mutirão de renegociação de dívidas faz parte das ações da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pará), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), para a semana do consumidor e tem como objetivo promover uma forma mais fácil de negociar dívidas. O mutirão acontece até o dia 15 de março.
Durante o mutirão, a população tem a oportunidade de negociar débitos com instituições bancárias, telecomunicações e empresas públicas, como as concessionárias de energia e água. Segundo o Procon, os consumidores devem levar documentos pessoais com foto, comprovante de residência e comprovação da dívida. Se a pessoa não for titular do débito, deve apresentar procuração. Serão realizados até 30 atendimentos por dia, com distribuição de senhas.
Quer mais notícias sobre serviços? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
A diretora em exercício do Procon Pará, Diane Mainieri, informou que a expectativa é que os consumidores aproveitem o mutirão durante toda a semana. “Esta é uma excelente oportunidade para a população paraense se aproximar de seus credores e negociar suas dívidas de forma mais favorável para todos”, ressaltou a diretora. “Mas é muito importante que o consumidor cumpra com o acordo, efetuando os pagamentos das parcelas na data estabelecida porque, em caso de descumprimento, poderá encontrar dificuldade para renegociar”, pontua.
ANTIGA
O aposentado Manoel Barata, de 78 anos, aproveitou o início do mutirão para buscar reduzir o número de parcelas e os juros do empréstimo com uma instituição bancária que, segundo ele, parcelou de 96 vezes. “Quando eu fiz o empréstimo, há alguns anos, a moça que me atendeu acabou parcelando o empréstimo de 96 vezes. Com isso, o valor dos juros do empréstimo ficou altíssimo. Eu contei essa situação a um amigo, que me aconselhou procurar o Procon”, disse.
A cozinheira Glauce Firmino, 42, também aproveitou o mutirão para negociar uma dívida antiga. “Eu vim negociar os débitos em atraso com a concessionária de energia. Eu já estava tendo muita dor de cabeça com isso, mas felizmente consegui resolver junto ao Procon, por isso, estou mais tranquilo”, diz.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- Hospital Regional leva ações gratuitas de saúde ao shopping
- Domingo tem emissão de documentos e mais serviços na praça
SERVIÇO
- Mutirão renegocia!
- De 11 a 15 de março, de 8h às 14h, na sede do Procon Pará, localizada na Rua Municipalidade, 1636, esquina c/ Soares Carneiro, Umarizal, Belém.
Confira as empresas participantes do evento:
- Banpará
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Claro
- Cosanpa
- Equatorial Energia
Documentos necessários:
Energia e água
- CPF e comprovante de residência
- Protocolo de reclamação
- Faturas contestadas
- As 06 (seis) últimas faturas
- Demais documentos referentes ao caso (laudos, aviso de corte, notificações)
- Procuração, se não for o titular da dívida
Serviços - TV por assinatura, internet, telefonia móvel
- CPF e comprovante de residência,
- Protocolo de reclamação
- Contrato (caso o consumidor tenha realizado)
- Comprovante de pagamento
- Extratos do SPC/ SERASA
Empréstimo (consignado ou pessoal)
- CPF e comprovante de residência
- Extrato do INSS
- Boletim de Ocorrência (em caso de empréstimo indevido)
- Comprovante de desconto
- Demais documentos referentes ao protocolo de contato com o fabricante , a postagem, entre outros
Assuntos financeiros, cobrança indevida, cartão de crédito
- CPF e comprovante de residência
- Boletim de ocorrência
- Extrato bancário, fatura bancária ou boleto que ateste a cobrança indevida;
- Protocolo de reclamação
- Demais documentos referentes ao protocolo de contato com o fabricante, a postagem, entre outros.
- Atenção: Caso a fatura da dívida não esteja no nome da pessoa, o procurador deve trazer a procuração, CPF e comprovante de residência do titular e procurador.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar