Desde a criação do Pix, os brasileiros têm adotado essa ferramenta cada vez mais no dia a dia. Transações que antes levavam até dois dias úteis para serem concluídas agora são realizadas no mesmo dia. No entanto, com essa facilidade surgiram alguns problemas: muitos usuários relatam ter sido vítimas de golpes ou terem transferido dinheiro para a pessoa errada. Felizmente, existem soluções para esses desafios.
O MED (Mecanismo Especial de Devolução) é uma ferramenta exclusiva do Pix, criada para facilitar a devolução de valores em casos de fraude, aumentando as chances de a vítima recuperar o dinheiro. Se você for vítima de fraude, golpe ou crime, deve registrar o pedido de devolução na sua instituição dentro de até 80 dias a partir da data da transação.
Conteúdos relacionados:
- Sebrae traz serviços e cursos na Semana do MEI em Belém
- Consulta do maior lote de restituição do IR abre quinta (23)
- Grátis! Saiba onde trocar lâmpadas em Belém e Ananindeua
O processo funciona assim:
- Você registra a reclamação na sua instituição.
- A instituição avalia o caso e, se considerar que se enquadra no MED, os recursos serão bloqueados na conta do recebedor do Pix.
- O caso é analisado em até 7 dias. Se não for constatada fraude, os recursos são desbloqueados para o recebedor. Se for confirmada a fraude, você receberá o dinheiro de volta (total ou parcialmente) em até 96 horas.
Quer ler mais notícias de serviço? Acesse nosso canal no Whatsapp
O MED também pode ser utilizado em casos de falha operacional no ambiente Pix da sua instituição, como uma transação duplicada. Nesse caso, a instituição avalia a ocorrência e, se confirmada a falha, o dinheiro é devolvido em até 24 horas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar