O Sisu 2025 (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para universidades públicas em todo o Brasil, iniciou seu período de inscrições na sexta-feira (17). Para participar, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 sem zerar a redação. O processo seletivo conta com um sistema de cotas, que visa ampliar o acesso ao ensino superior para grupos minoritários.
Algumas instituições participantes aceitam o CadÚnico (Cadastro Único) como forma de comprovação de renda. Essa base de dados, mantida pelo governo, reúne informações de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. As famílias inscritas no CadÚnico precisam atualizar seus dados a cada 24 meses ou antes, caso haja mudanças na composição familiar, de endereço ou de renda.
Além do CadÚnico, a comprovação de renda para o Sisu pode ser feita por outros meios, como declarações de Imposto de Renda, extratos bancários e contracheques.
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ATUALIZAÇÃO
- PELO APLICATIVO: A atualização pode ser feita por meio do aplicativo Cadastro Único. Para saber qual é a situação de seus dados, o usuário deve acessar a opção de “Atualização Cadastral por Confirmação”, que indicará umas das três situações:
Banner verde: significa que o cadastro da família está atualizado;
Banner amarelo: o cadastro está prestes a ficar desatualizado. É possível atualizar os dados utilizando a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”;
Banner vermelho: o cadastro está desatualizado, sendo necessário realizar atualização, que também pode ser feita clicando no botão “Atualização Cadastral por Confirmação”.
Se houver necessidade de alterar algum dado, o responsável deverá comparecer a um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para realizar a atualização presencialmente.
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- POR TELEFONE: Aqueles que preferirem podem ligar para o telefone 0800 707 2003. Nele, o cidadão poderá verificar a situação do benefício, datas de recebimento e saque dos programas aos quais ele participa.
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