O programa "Parádesporto" vem dando frutos ao Brasil, com atletas brilhando em competições nacionais e internacionais, e ainda convocados para as equipes nacionais de várias modalidades paralímpicas. Pensando nisso, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), abriu 118 vagas presenciais para novos alunos, na faixa etária de 10 a 17 anos. Os interessados podem se inscrever na sede da Tuna Luso Brasileira, na Avenida Almirante Barroso, em Belém até o dia 1º de fevereiro.
O Programa Parádesporto trabalha com as seguintes modalidades: futebol de amputados, futebol PC (deficiência paralisia cerebral), voleibol sentado, tênis de quadra em cadeira de roda, tênis de mesa, badminton, taekwondo, natação, atletismo e bocha. Os treinos também começarão em 1º de fevereiro, na sede da Tuna Luso, clube parceiro do "Parádesporto".
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Copa do Brasil feminina 2025: veja os paraenses na disputa
- Rivaldo x Neymar: quem teve a carreira mais vitoriosa? Veja
- Veja onde comprar ingressos de Flamengo x Botafogo em Belém
Garantia de direitos
Segundo a secretária de Estado de Esporte e Lazer em exercício, Ana Paula Alves, “o 'Parádesporto' é um programa do Governo do Pará, por meio da Seel, que traz a inclusão, a igualdade e o respeito. Tem o intuito do meio social, contribuindo para a efetivação dos direitos e construção da cidadania do indivíduo, das pessoas com deficiência, na promoção da inclusão social e do desenvolvimento de direitos de acesso e oportunidades, de crianças, jovens e adultos em estado de vulnerabilidade ou com deficiência”, explicou.
A Seel visa democratizar o acesso à prática do esporte por meio de ações que promovem o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com ou sem deficiência, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. As atividades abrem caminhos para inclusão social, bem-estar e igualdade de direitos e oportunidades.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
As vagas oferecidas estão assim distribuídas:
- Deficiência visual: 18 vagas
- Deficiência física: 26 vagas
- Deficiência intelectual: 18 vagas
- Nanismo: 16 vagas
- Cadeirante: 20 vagas
- Amputados: 20 vagas
Os interessados devem apresentar, no ato de inscrição, a seguinte documentação: cópia da documentação do responsável e do paratleta, CPF, RG, laudo médico, duas fotos 3x4, comprovante de residência e atestado médico liberando o aluno para a prática esportiva.
Após o preenchimento das vagas disponíveis, o professor do "Parádesporto" avaliará as habilidades dos novos alunos para definir as modalidades que serão trabalhadas.
Serviço
Inscrições ao Programa Parádesporto, na sede da Tuna Luso Brasileira - Avenida Almirante Barroso, nº 4110, Bairro do Souza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar