![Regularização de trabalhadores deve permitir melhorias em feiras e mercados da capital Imagem ilustrativa da notícia Comerciantes poderão negociar dívidas com a Prefeitura](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/regularizacao-trabalhadores-prefeitura_00893516_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fregularizacao-trabalhadores-prefeitura_00893516_0_.jpg%3Fxid%3D3003441&xid=3003441)
O cadastro e regularização de comerciantes, entre permissionários e ambulantes sem ponto fixo, são importante para a arrecadação de fundos pela prefeitura de Belém.
Para facilitar a regularização desses trabalhadores, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) da prefeitura de Belém está facilitando o pagamento de dívidas antigas de cerca de 11 mil trabalhadores.
Os débitos podem ser parcelados em até dez vezes, garantindo que esses comerciantes recebam alvará definitivo. Cerca de R$ 11 milhões anuais em taxas devem ser arrecadados com a regularização.
Conteúdo relacionado
- Casos de dengue reduzem no Pará em janeiro de 2025
- Belém terá plano emergencial para evitar queda de árvores
- Belém recebe R$ 10 milhões para áreas da saúde e juventude
Os comerciantes, ao se regularizarem, recebem alvará de funcionamento e crachá de identificação. Com a atualização dos dados, a Sedcon poderá garantir aos trabalhadores todos os direitos garantidos por lei e as instruções normativas que regem o comércio dos ambulantes e permissionários de Belém.
“A partir do momento no qual teremos o diagnóstico da realidade dos trabalhadores, com esses recursos entrando em caixa, a Prefeitura de Belém irá conseguir devolver esse valor arrecadado em forma de benefícios para eles, com obras e melhorias nas feiras e mercados de nossa cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.
Denúncia
Para motivar os trabalhadores a obterem suas regularizações e tornar transparente a comunicação com eles, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico iniciou, no início do ano, visitas frequentes às feiras e mercados de Belém, para ouvir as necessidades dos trabalhadores e os conscientizar sobre a importância do recadastramento. A meta é vistoriar todas as 52 feiras e mercados oficiais da capital paraense, até o final de março.
“Nessas visitas, deixamos bem claro que não permitimos trabalho à margem da lei. Nossas principais orientações aos comerciantes são: fazer o recadastramento e não permitir ser chantageado por fiscais”, reforçou André Cunha. O ambulante ou permissionário que for vítima de tentativa ou extorsão por parte de fiscais pode fazer a denúncia diretamente na Sedcon.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Comunicação direta e humanização
Uma das metas da nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é buscar o aperfeiçoamento e humanização de seus fiscais e funcionários, através de treinamentos.
Desde que iniciou o chamamento para o recadastramento dos feirantes, durante as visitas às feiras e mercados, a Sedcon já atualizou a situação de 230 trabalhadores.
O horário de atendimento ao público, e para a regularização dos trabalhadores, é de 8h às 14h. A Sedcon fica na Av. Dr.Freitas, 2272.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar