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DIA DO CONSUMIDOR

Defensoria Pública leva serviços gratuitos para praça em Belém

A Defensoria Pública do Pará promoveu ação no Dia do Consumidor com serviços gratuitos, incluindo atendimento jurídico e educação financeira na Praça da República.

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Imagem ilustrativa da notícia Defensoria Pública leva serviços gratuitos para praça em Belém camera Ação de cidadania e promoção de direitos foi realizada na Praça da República. | Wagner Almeida/Diário do Pará

Em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e do programa “Balcão de Direitos” realizou, na manhã do último sábado uma ação de cidadania e promoção de direitos na Praça da República, em Belém.

A ação contou com os serviços gratuitos de atendimento jurídico para casos de fraudes em produtos bancários, divórcio, separação, alimentos e fraudes na internet; emissão de RG e 2ª via de CPF; encaminhamento para emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; emissão de Carteira de Trabalho Digital; agendamento pelo “Conexão Defensoria”; inscrição nos programas “Energia Azul” e “Água Pará”; negociação de débitos com a Equatorial Energia e Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); e registro de reclamações, denúncias e consultas no ProConsumidor.

O defensor público e coordenador do Nudecon, Cássio Bitar, ressalta que, tradicionalmente, no dia 15 de março, a Defensoria Pública realiza a ação de atendimento para a população paraense, levando o serviço do órgão para as ruas.

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“Esse ano nós estamos com uma campanha forte de prevenção de golpes e fraudes em produtos bancários. São milhares de brasileiros que estão sendo vítimas de golpe do consórcio, da prova de vida, de golpe consignado por falta de informação. Daí a importância de trabalhar a educação em direitos com esse tema na Praça da República”.

Quem aproveitou o sábado para tirar uma nova via de RG foi a cozinheira Patrícia Barbosa, 43, que ficou sabendo do serviço pelas redes sociais e logo reservou a data na agenda. “O atendimento foi bem rápido e muito bom. Sendo gratuito já conta muito”, ressaltou a cozinheira.

No evento também tiveram serviços médicos de verificação de pressão arterial e teste de glicemia, educação financeira, Procon móvel e registro de Boletim de Ocorrência. A Equatorial Energia esteve na ação por meio da E+ Caravana, disponibilizando os serviços de troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na tarifa social.

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De acordo com o analista de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, Cleiton Soares, o evento foi uma forma de estreitar relações dos clientes com a concessionária de energia, além de levar informações sobre economia na conta de luz. “A Equatorial é uma empresa que sempre está disposta a negociar com os seus clientes. Então, viemos também celebrar o 15 de março trazendo facilidades e informações para os nossos consumidores”.

O marítimo Jorge Moraes, 70, aproveitou a ocasião para tirar dúvidas sobre consumo consciente de energia elétrica e troca de lâmpadas. “É sempre bom a gente procurar se informar sobre um assunto do dia a dia. Por exemplo, é importante sabermos que as lâmpadas de LED economizam mais”.

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