
Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, despertam emoções e memórias que se traduzem em gestos de carinho e respeito aos que já partiram. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), montou uma operação especial para garantir acolhimento, segurança e estrutura adequada nos cemitérios públicos durante o fim de semana da data, que neste ano será celebrada no domingo, 10 de agosto.
A expectativa é de grande movimentação, especialmente no Cemitério Santa Izabel, o maior da cidade, que deve receber cerca de 30 mil pessoas ao longo do fim de semana.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Dia dos Pais aquece vendas e muda perfil do consumo no Pará
- Presentes tecnológicos estão entre os favoritos para os pais
- Dia dos Pais: bares e restaurantes devem ficar 30% mais movimentados
A preparação para o plantão começou há cerca de duas semanas, com a intensificação dos serviços de limpeza, roçagem e manutenção geral em todos os cemitérios. O trabalho tem sido conduzido pela Sezel, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP). A força-tarefa inclui a atuação de custodiados do sistema prisional, que participam das atividades como parte de projetos de ressocialização. Para garantir segurança e eficiência, a Prefeitura de Belém forneceu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ferramentas de trabalho como enxadas e roçadeiras.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Além dos cuidados com o ambiente físico, foram instaladas lixeiras em pontos estratégicos para incentivar o descarte correto de resíduos. Durante os dois dias de funcionamento ampliado, os espaços contarão com servidores de plantão, reforço na segurança e a disponibilização de banheiros químicos — tudo para assegurar conforto e organização a quem deseja prestar homenagens a seus entes queridos.
A Prefeitura reforçou ainda o pedido de colaboração da população para que os cemitérios permaneçam limpos e respeitados, especialmente em períodos de grande fluxo.
Cemitérios de Belém: veja horários e locais
Para facilitar o acesso e a permanência dos visitantes, o funcionamento dos nove cemitérios municipais será estendido no sábado, dia 9, e no domingo, dia 10, das 7h30 às 17h.
A ação abrangerá todos os cemitérios públicos sob gestão da Prefeitura de Belém, localizados tanto na sede quanto nas ilhas:
- Cemitério São José – Passagem Alegre, Benguí
- Cemitério Santa Izabel – Avenida José Bonifácio, Guamá
- Cemitério São Jorge – Rua da Mata, Marambaia
- Cemitério Parque Tapanã – Rodovia do Tapanã, nº 1739, Tapanã
- Cemitério Santa Izabel (Icoaraci) – Travessa Itaboraí, Ponta Grossa
- Cemitério São José (Mosqueiro) – Travessa Pratiquara, nº 595, Maracajá
- Cemitério São Odorico (Mosqueiro) – Região da Baía do Sol
- Cemitério Santa Maria (Mosqueiro) – Ramal do DMER, Carananduba
- Cemitério de Cotijuba – Rua Jarbas Passarinho, Cotijuba/Outeiro
A medida integra um conjunto de ações de atenção à cidade que vêm sendo ampliadas, especialmente com a aproximação de grandes eventos, como a COP 30, que será sediada em Belém em novembro de 2025. A organização dos espaços públicos, neste sentido, também representa um cuidado com a memória, a dignidade e o sentimento coletivo da população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar