
O aumento no valor de ingressos para eventos culturais, esportivos e turísticos tem levado parte do público a buscar alternativas para reduzir gastos. Uma possibilidade prevista em lei é a emissão da carteirinha de estudante por pessoas matriculadas em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo que não estejam no ensino fundamental, médio ou superior.
Entre as instituições que oferecem formações com essa possibilidade está o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A plataforma disponibiliza cursos online gratuitos, com certificado, que permitem a emissão da documentação necessária para solicitar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE).
Conteúdo relacionado:
- Transporte público em Belém: veja como emitir ou renovar passes
- Meia passagem: cadastro de instituições vai até dia 17
- CNH sem autoescola: veja o que muda com a nova proposta do governo
Como se inscrever nos cursos do IFRS
O interessado deve acessar o site do IFRS, criar uma conta e selecionar um curso. Após a matrícula, é possível emitir o comprovante de inscrição, exigido no pedido da carteirinha. A lista de cursos está organizada em 14 áreas:
- Ciências Exatas
- Ciências Humanas
- Educação
- Educação a Distância
- Gestão e Negócios
- Idiomas, Línguas e Literatura
- Informática
- Infraestrutura
Pré-IFRS (preparatório para provas de ingresso)
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
- Recursos Naturais
- Turismo e Hospitalidade
Além do IFRS, outras opções de cursos gratuitos reconhecidos pelo MEC são oferecidas pelo Aprenda +MEC e pela Fundação Bradesco.
Quer mais notícias de serviço? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Quem pode solicitar a carteirinha de estudante
A carteirinha pode ser emitida por qualquer pessoa regularmente matriculada em instituição de ensino pública ou privada reconhecida pelo MEC. O direito abrange estudantes da educação infantil ao doutorado, incluindo ensino técnico e jovens e adultos matriculados, a partir dos 12 anos de idade.
O documento garante meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus, circos, zoológicos, eventos esportivos como futebol, Fórmula 1 e UFC, além de passeios turísticos.
Passo a passo para emissão da CIE
- Acesse o site da Carteira de Identificação Estudantil (CIE);
- Escolha entre carteirinha física (R$ 58,90) ou virtual (R$ 35,90);
- Preencha os dados pessoais;
- Escolha a forma de pagamento;
- Informe nome da instituição, grau de escolaridade e curso;
- Forneça e-mail válido;
- Envie foto 3×4;
- Anexe cópia do RG;
- Inclua o comprovante de matrícula.
Após o envio, a solicitação passa por análise e confirmação. A carteirinha virtual tem custo menor, mas quem optar pela física recebe também a versão digital.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar