
O Pará dá mais um passo na modernização da sua malha viária. A partir de 15 de agosto de 2025, entra em vigor a cobrança nos primeiros quatro pedágios instalados nas rodovias estaduais sob concessão da Rota do Pará, a primeira concessionária de rodovias do Estado. Essa nova etapa representa uma virada no modelo de gestão e infraestrutura das estradas paraenses, que há anos exigem mais qualidade, segurança e serviços aos usuários.
Desde agosto de 2024, quando passou a administrar 526 km de rodovias estaduais, a Rota do Pará tem operado em modo educativo, permitindo que motoristas conhecessem os serviços, a estrutura oferecida e o novo padrão de manutenção das vias. Agora, com a ativação oficial das praças de pedágio, a concessionária inicia a fase comercial do contrato, garantindo a continuidade dos investimentos e a ampliação dos serviços.
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As quatro primeiras praças de cobrança estão localizadas nos lotes 1 e 4 da concessão. Confira os pontos exatos:
- PA-150, km 52,6 – entre Nova Ipixuna e Jacundá
- PA-150, km 112,8 – entre Jacundá e Goianésia do Pará
- PA-252, km 31,9 – entre Moju e Abaetetuba
- Alça Viária, km 22,0 – entre Barcarena e Belém
Essas estradas são vitais para o deslocamento entre 12 municípios paraenses, incluindo Moju, Acará, Ipixuna do Pará, Barcarena, Abaetetuba e Marabá.
Tabela de tarifas por tipo de veículo
Os valores cobrados foram definidos pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (ARTRAN) e variam conforme o tipo e número de eixos dos veículos:
- Carro de passeio - R$ 12,00
- Carro + Reboque - R$ 24,00
- Carro + Semi-reboque - R$ 18,00
- Veículo com 2 eixos - R$ 24,00
- Veículo com 3 eixos - R$ 36,00
- Veículo com 4 eixos - R$ 48,00
- Veículo com 5 eixos - R$ 60,00
- Veículo com 6 eixos - R$ 72,00
- Veículo com 7 eixos - R$ 84,00
- Veículo com 8 eixos - R$ 96,00
Importante: Motocicletas serão isentas de cobrança, reconhecendo sua relevância no deslocamento diário da população local.
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O que os usuários terão à disposição com o início da cobrança
- Manutenção contínua do pavimento e infraestrutura;
- Assistência 24 horas para emergências, panes mecânicas e acidentes;
- Monitoramento por câmeras e viaturas de inspeção de tráfego;
- Construção de acostamentos (246,8 km) e duplicações (66,2 km);
- 11 passarelas para pedestres e interseções mais seguras;
- Descontos progressivos para usuários frequentes que utilizarem pagamento automático por TAGs;
- Isenção para motos, respeitando a realidade regional.
Descontos para quem utiliza com frequência
Os motoristas que usam as rodovias frequentemente poderão obter descontos progressivos, desde que usem sistemas automáticos de pagamento com TAGs — dispositivos adesivos vinculados a contas digitais de pedágio. As TAGs de qualquer operadora são aceitas e os descontos são aplicados automaticamente conforme o número de passagens pela praça.
Investimentos previstos e impacto econômico
Até 2054, o contrato de concessão prevê a aplicação de R$ 3 bilhões em obras e serviços. Segundo estimativas oficiais:
- Cada R$ 1 investido pode gerar um retorno social de R$ 4,17;
- A arrecadação ao longo de 30 anos deve gerar R$ 2,6 bilhões em impostos, destinados a áreas essenciais como saúde, educação e segurança;
- A economia para os cofres públicos pode ultrapassar R$ 2,9 bilhões, considerando a redução de acidentes, menor custo de manutenção e aumento da fluidez no tráfego.
Atendimento ao usuário
A concessionária disponibiliza suporte 24 horas por dia para os motoristas:
- Telefone/WhatsApp: 0800 150 1150
- E-mail da ouvidoria: ouvidoria@rotadopara.com.br
- Praças aceitarão dinheiro, cartões e TAGs como forma de pagamento.
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