plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CIDADANIA

Emater de Maracanã inicia emissão de segunda via do RG

Serviço está disponível para moradores da zona rural e inclui pescadores que vivem até 90 km da sede do município.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Emater de Maracanã inicia emissão de segunda via do RG camera De acordo com a Emater, o atendimento é voltado principalmente para moradores da zona rural | Reprodução

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Maracanã, passou a oferecer, desde segunda-feira (8), a emissão da segunda via da carteira de identidade. A ação é realizada em parceria com a Polícia Civil e funciona no bairro Centro da cidade, região Guamá.

De acordo com a Emater, o atendimento é voltado principalmente para moradores da zona rural, incluindo pescadores que vivem a até 90 quilômetros da sede do município, em áreas acessíveis por rios e estradas vicinais ligadas às rodovias BR-127, BR-395 e BR-430.

Conteúdo relacionado:

O documento é entregue no dia seguinte à solicitação. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas até o fim de 2025. Pescadores com RG inválido ou deteriorado ficam impedidos de acessar benefícios sociais e trabalhistas, como o seguro-defeso.

Além do atendimento fixo no escritório, o Governo do Pará programou mutirões mensais itinerantes para comunidades ribeirinhas e rurais. Segundo Djavan Ulisses Farias, chefe do escritório da Emater em Maracanã, a medida reduz os deslocamentos das famílias.

“Esse serviço evita múltiplas viagens até a cidade, o que representa custo e tempo, principalmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, afirmou Farias.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Moradores já começaram a procurar o atendimento. A pescadora Cláudia Monteiro, de 53 anos, da vila Aricuru, atualizou seu documento nesta terça-feira (9). “Meu último RG era de 2019, mas a foto já não corresponde mais. Com isso, o banco recusava abertura de conta e financiamentos. Agora consegui resolver direto na Emater, sem precisar ir a vários lugares diferentes”, relatou.

Cláudia é atendida regularmente pela Emater e trabalha na pesca artesanal de espécies como arraia e bagre no rio Maracanã.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias