
A Fundação Hemopa promove neste domingo (19), até às 12h, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, em Belém, a primeira ação da campanha “Na COP30, sustente a vida. Doe sangue”. A iniciativa marca o início das atividades do órgão voltadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no mês de novembro em Belém.
A proposta da campanha é integrar a doação de sangue e de medula óssea com os princípios de sustentabilidade, solidariedade e consciência social, chamando atenção para a importância do engajamento da população em ações que salvam vidas. Além da coleta de sangue e do cadastro de doadores de medula óssea, o evento contará com uma série de atividades culturais, educativas e de conscientização promovidas por parceiros institucionais.
Conteúdos relacionados:
- Cosanpa tem novo local para negociar dívidas na Grande Belém
- Quer visitar navio de guerra gratuitamente em Belém? Veja como!
- Conheça seis programas de cidadania fiscal que beneficiam a sociedade
Um dos destaques da programação é a participação da Central Estadual de Transplantes (CET), que oferecerá orientações sobre a doação de órgãos e tecidos. A equipe também vai esclarecer dúvidas sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), reforçando a importância de ampliar o debate sobre o tema para além do "Setembro Verde". O conceito da campanha reforça a ligação entre empatia, cidadania e sustentabilidade.
Também estará presente o Programa ParáPaz Mulher, que vai oferecer orientações sobre prevenção à violência doméstica e informar sobre os serviços de acolhimento e apoio oferecidos pelo Governo do Estado. Além disso, o Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza apresentações no anfiteatro da praça. Já o curso de Farmácia da UFPA vai orientar o público sobre o descarte correto e sustentável de medicamentos vencidos e materiais farmacêuticos, reforçando o compromisso ambiental da ação.
O encerramento da programação ficará por conta do Projeto Magia das Cordas, coordenado pelo professor Cizinho (Ildacu Pamplona), com apresentação de alunos da Escola de Música Paraense. A campanha também contará com a presença dos clubes Paysandu e Remo, por meio das diretorias de Responsabilidade Social. As torcidas organizadas e os mascotes das equipes vão marcar presença, além de sorteios de brindes para quem doar sangue durante o evento, promovendo a união entre esporte, cidadania e solidariedade.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Serviço
Campanha “Na COP30, sustente a vida. Doe sangue”
- Data: 19 de outubro de 2025
- Horário: das 8h às 12h
- Local: Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, Belém (PA)
- Atividades: doação de sangue e cadastro de medula óssea; orientações sobre doação de órgãos e Autorização Eletrônica (Aedo); atendimento e informações do Programa ParáPaz Mulher; atividades culturais com o ICA/UFPA e o Projeto Magia das Cordas; ações educativas sobre descarte de medicamentos com o curso de Farmácia da UFPA; e participação dos clubes Paysandu e Remo, com brindes e mascotes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar