plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Navio de Pesquisa "Vital de Oliveira" estará aberto ao público durante a COP30

O acesso será gratuito e não há necessidade de agendamento.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Navio de Pesquisa "Vital de Oliveira" estará aberto ao público durante a COP30 camera Esta é a segunda passagem do NPqHo "Vital de Oliveira" por Belém. | Divulgação

Belém recebe, neste fim de semana, uma das embarcações mais modernas da Marinha do Brasil, uma atração especial que promete encantar curiosos e apaixonados pelo mar.

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) "Vital de Oliveira" (H39) estará aberto para visitação pública nos dias 8 e 9, das 14h às 17h, no Porto de Belém (PA). O acesso será gratuito e não há necessidade de agendamento.

O Navio de Pesquisa chegou a Belém neste domingo (2 de novembro) e permanecerá na capital paraense durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). A viagem de retorno ao porto sede, na Base de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ), deve iniciar no dia 21 de novembro.

Esta é a segunda passagem do NPqHo "Vital de Oliveira" por Belém: em maio de 2023, aportou na capital paraense para reabastecimento e para receber a bordo pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), que partiram para uma jornada de levantamentos de dados geofísicos, geológicos, oceanográficos e biológicos na Margem Equatorial Brasileira.

Projeto “Remo Observacional”

Desta vez, a parada em Belém é uma das etapas do projeto "Remo Observacional", uma união de esforços entre Marinha do Brasil e instituições científicas para a elaboração de um sistema de monitoramento das condições meteorológicas e oceanográficas ao longo de toda a costa brasileira e região oceânica adjacente.

Este sistema será composto por uma rede de coleta de dados em tempo real formada por boias de fundeio, boias de deriva, marégrafos, equipamentos autônomos de superfície (USV), equipamentos autônomos submersos (AUV) e coleta de dados oceanográficos por navios.

O Projeto se subdivide em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e infraestrutura, e tem como objetivo geral elaborar um sistema completo de monitoramento das condições meteorológicas, oceanográficas e maregráficas ao longo da costa brasileira e região adjacente, de modo a atender demandas da Indústria de Petróleo (Pré-Sal), da Defesa Nacional e da Segurança da Navegação.

História do Navio

Construído em Xinhui, na China, entre 2013 e 2014, foi incorporado à Marinha do Brasil em 2015. Sua aquisição é fruto de acordo de cooperação firmado entre Marinha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras e Vale.

O nome é uma homenagem ao Capitão de Fragata Manoel Antônio Vital de Oliveira (1829-1867), patrono da hidrografia brasileira, morto em combate durante a Guerra da Tríplice Aliança.

Projetado para servir como plataforma marítima, laboratório oceânico e multiuso, carrega 28 equipamentos para pesquisas em águas rasas e profundas. É conhecido como “Polvo Hidrográfico”, devido à multiplicidade de equipamentos.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A bordo há cinco laboratórios, com capacidade para receber até 60 cientistas, permitindo a realização de pesquisas sobre mudanças climáticas, economia da pesca, geologia, dentre outras áreas.

Entre seus recursos tecnológicos, conta com um veículo submarino operado remotamente (ROV), utilizado para observação do fundo do mar e para pequenas intervenções. Equipado com câmeras de vídeo e diversos sensores, o ROV pode operar a quatro mil metros de profundidade, percorrendo espaços restritos, como tubulações e partes de navios naufragados.

Serviço: visitação pública ao Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) "Vital de Oliveira" (H39)

  • Local: Porto de Belém (Companhia Docas do Pará). Avenida Marechal Hermes, s/n, Reduto, próximo ao Ver-o-Rio
  • Data: 08 e 09/11 (sábado e domingo)
  • Horário: 14h às 17h (último acesso).
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias