plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CONEXÃO CULTURAL

Freezone abre espaço gratuito na COP30; veja a programação

Evento em Belém reúne música, arte, debates e educação ambiental na Praça da Bandeira até o dia 21 de novembro

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Freezone abre espaço gratuito na COP30; veja a programação camera A Freezone Cultural Action ocupará 10 domos geodésicos na Praça da Bandeira, com espaços para oficinas, cinema, debates e experiências imersivas. | Divulgação

Evento complementar à COP30, a Freezone Cultural Action já está aberta ao público em Belém, oferecendo uma programação que conecta cultura, ciência e debates climáticos até o dia 21 de novembro. Com dez domos geodésicos distribuídos pela Praça da Bandeira e entrada gratuita, o evento conta com palcos, passarelas elevadas, área gastronômica inspirada no cotidiano ribeirinho e atividades para todas as idades, unindo música, debates, teatro, oficinas e experiências imersivas.

Nomes como Pinduca, Lia Sophia, Luê, Mestre Solano, DJ Waldo Squash e Félix Robatto dividirão espaço com Giovanna Nader, Bernardo Toro, Bia Martins, Saulo Milhomem e lideranças indígenas em diálogos sobre floresta, clima e futuro. A programação inclui painéis climáticos, rodas de conversa, exibições audiovisuais, oficinas e espetáculos como o CronoEcoLógico, que mistura teatro e audiovisual em experiência imersiva, além de debates focados em cidades, bioeconomia, justiça climática e direitos socioambientais.

Conteúdos relacionados:

A Freezone é organizada pelo Instituto Cultural Artô, em parceria com o Comando Militar do Norte (CMN) e a Prefeitura de Belém, e conta com patrocínio da ABAL/CCAL e as associadas, Shopping Pátio Belém e apoio de órgãos estaduais e federais. Entre as ações de destaque, está o Fórum “O Futuro Justo e Sustentável Sob a Perspectiva da Juventude”, promovido pela Cojovem, que reúne jovens de diferentes partes do mundo.

Segundo Giovanni Dias, idealizador do projeto, a Freezone propõe um paradoxo: desenvolvimento aliado à floresta em pé. “Quando a Freezone traz estruturas que têm esse ar futurista, no meio das árvores, queremos mostrar que é possível comunicar desenvolvimento e floresta juntos. Propomos uma geometria que foge do quadrado e aponta para o futuro toda pensada pelo arquiteto Fernando Goulart”, explica.

Cada domo tem função específica, sendo:

  • Zona Vozes (490m²): debates e protagonismo juvenil;
  • Zona Crono – Teatro de Arena (490m²): espetáculo CronoEcoLógico;
  • Foyer imersivo (176m²): experiências audiovisuais sobre Revolução Industrial e impactos ambientais;
  • Zona Futuro (314m²): oficinas e cursos;
  • Zona Ecos (176m²): exposição e venda de trabalhos culturais de indígenas, ribeirinhos e comunidades periféricas;
  • Cinema (78m²): curtas, documentários e ficções sobre floresta, água e energia;
  • Alfa Domus – A Casa do Futuro: integração de saberes ancestrais e tecnologia;
  • Dois domos de patrocinadores: experiências interativas ligadas à sustentabilidade;
  • TV Web Freezone: transmissão ao vivo da programação global.

O evento também terá a Exposição Art na Lata, com 15 esculturas de latas gigantes criadas por artistas paraenses, promovendo arte, sustentabilidade e economia circular, além da Zona Sabores, praça de alimentação com estética ribeirinha, onde o público poderá experimentar pratos típicos como maniçoba, tacacá e pato no tucupi.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A preparação da praça revelou ainda achados arqueológicos dos séculos XVIII e XIX, que serão catalogados e futuramente exibidos em parceria com o Museu do Estado do Pará, conectando memória e cultura à transformação urbana para a COP30.

A Freezone Cultural Action ocupa 10 mil m² e abre as portas todos os dias das 8h às 22h (shows até 00h), oferecendo uma experiência completa que aproxima a população da Amazônia e do mundo às discussões globais sobre clima, sustentabilidade e futuro.

Serviço:

Freezone Cultural Action - Praça da Bandeira

  • Período: 09 a 21 de novembro de 2025
  • Horário: 8h às 22h (shows até 00h)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias