plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
VEJA COMO BAIXAR

Paraenses estão entre os que mais acessaram app de aula grátis para tirar CNH

Descubra como o novo programa CNH do Brasil está facilitando o acesso à habilitação, com cursos gratuitos e redução de custos para milhões de brasileiros.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paraenses estão entre os que mais acessaram app de aula grátis para tirar CNH camera CNH do Brasil é a evolução da Carteira Digital de Trânsito | Divulgação/Serpro

A corrida dos brasileiros para conhecer o novo processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou força nas primeiras horas após o lançamento do programa CNH do Brasil — e o Pará desponta como um dos destaques nacionais. Desde terça-feira (9), quando a plataforma entrou no ar, o estado registrou 12 mil acessos, ocupando a 8ª posição no ranking de unidades da federação que mais buscaram o aplicativo do Ministério dos Transportes.

O movimento paraense acompanha a explosão de interesse observada em todo o país. Em apenas dois dias, o aplicativo CNH do Brasil já ultrapassou 7,4 milhões de usuários. São Paulo lidera o ranking nacional, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Mais de 270 mil pessoas já iniciaram o curso teórico gratuito oferecido pelo programa.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Com a modernização, o candidato pode abrir o requerimento direto no celular e realizar gratuitamente o curso teórico, que agora traz conteúdos em texto, áudio e vídeo, além de simulados, banco de questões e materiais de apoio. Todo o acompanhamento das etapas até a prova teórica do Detran é feito dentro do aplicativo — só permanecem presenciais os exames médico, psicotécnico e a prova prática.

O objetivo do programa é claro: democratizar o acesso à CNH e tornar o documento viável para milhões de brasileiros que não conseguem arcar com os valores atuais. Em alguns estados, o custo total para tirar a habilitação chega a R$ 5 mil. Com o novo formato, esse valor pode cair até 80%.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Além da gratuidade do curso teórico, o programa prevê renovação automática para quem não tiver infrações, permite o uso da CNH exclusivamente digital e reduz em 40% o custo dos exames médico e psicotécnico.

Os números refletem um cenário de exclusão histórica: segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, e outros 30 milhões têm idade para iniciar o processo, mas não o fazem por conta da burocracia e dos custos.

Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o alto volume de acessos — incluindo o desempenho expressivo do Pará — mostra o quanto o modelo anterior era restritivo.

“Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida. O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam”, afirmou.

Veja como baixar o app:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias