Garantir direitos, ampliar o acesso a políticas públicas e combater a discriminação seguem como desafios centrais nas grandes cidades brasileiras. Em Belém, essas pautas ganham destaque com mais uma edição do “Belém pra Todos”, iniciativa voltada para a população trans em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.
A ação será realizada no sábado (31), das 8h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), localizado na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. O evento é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Secdh), em parceria com a Semel e com articulação da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Belém passa a ofertar teste DNA-HPV gratuitamente; veja os locais!
- Casamento de mulher trans e homem cis ganha espaço em Três Graças
Durante a programação, serão ofertados diversos serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, assistência social, orientação jurídica e segurança pública. Entre os atendimentos disponíveis estão Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), vacinação contra HPV, hepatites e gripe, orientações para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, além de informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida voltadas à população LGBTIQIAPN+.
Quer mais notícias sobre serviços? Acesse nosso canal no WhatsApp
A ação contará ainda com a participação da Delegacia de Crimes Discriminatórios, que fará acolhimento e prestará orientações sobre casos de violência e discriminação.
Estágio remunerado e inclusão
Outro destaque do evento é o lançamento de uma política de inclusão produtiva, com a abertura de estágio remunerado exclusivo para mulheres trans, travestis e transexuais, por meio de bolsas ofertadas por empresas privadas. O início das atividades está previsto para fevereiro. Para realizar o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e antecedentes criminais.
A iniciativa visa à promoção da dignidade, da inclusão social e do respeito à diversidade, fortalecendo ações concretas em defesa dos direitos humanos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar