O prazo para garantir descontos no IPVA 2026 para veículos com finais de placa entre 42 e 62 chega ao fim nesta terça-feira (10), no Pará. Os motoristas ainda podem optar pelo pagamento antecipado em cota única e reduzir o valor do imposto ou parcelar em até três vezes sem perder a validade do prazo.
Os abatimentos variam conforme o histórico de multas. Quem está há dois anos sem infrações recebe 15%, enquanto proprietários que não tiveram autuações no último ano garantem 10%. Os demais veículos têm direito a 5% de desconto.
Conteúdos relacionados:
- Belém, Ananindeua e Marituba ficarão sem energia. Veja os locais!
- Saiba como recorrer de uma multa de trânsito online
- Veja como consultar ou vacinar seu pet de graça em Belém
Além disso, motos e motonetas de até 200 cilindradas têm condições especiais. Se o proprietário não tiver outro veículo, os descontos podem ser cumulativos com a isenção parcial do imposto: 100% para quem está há dois anos sem infrações, 50% para quem teve apenas uma multa e 30% para as demais situações.
“As pessoas podem garantir uma economia ainda maior no pagamento do IPVA, pagando em cota única, antecipando o valor do IPVA 2026, e aproveitar cumulativamente o desconto de 15%, 10% ou 5%, para motos e motonetas de até 200 cilindradas”, reforça o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior.
O valor do imposto já pode ser consultado e o DAE emitido no site da Secretaria da Fazenda do Pará. O pagamento é aceito via PIX ou código de barras em bancos autorizados e casas lotéricas.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Confira as alíquotas no Estado:
- 2,5% para carros, caminhonetes e embarcações de uso recreativo
- 1% para ônibus, caminhões, motocicletas e similares
Veículos com mais de 15 anos são isentos. Embarcações e aeronaves devem pagar até o dia 30 de junho. Além disso, em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo 0800-725-5533 ou pelo chat no site da Sefa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar