No próximo dia 2 de abril celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e durante o distanciamento social para conter o avanço do novo Coronavírus, os especialistas alertam: é preciso um cuidado especial com as crianças para evitar problemas na saúde e no desenvolvimento.
A neuropsicóloga e especialista no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Karina Medrado explica que “a rotina alterada longe da escola, acaba desorganizando a criança de uma forma geral, pois essas crianças passam por muitos terapeutas durante a semana, como fonoaudiólogos e psicólogos”.
Com os pais se dedicando ao home office, Karina também alerta que é preciso desenvolver atividades que estimulem a criança dentro de casa e que possam auxiliar, de forma didática, a entender o que é o coronavírus e qual a necessidade da mudança na rotina.
Segundo uma nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as situações adversas podem elevar a produção de hormônios como o cortisol e adrenalina, causando estresse e sobrecarga no sistema cardiovascular, além de causar transtornos do sono, irritabilidade, ansiedade e até depressão.
O QUE FAZER
Organizar horários para brincadeiras, estudo, música e sono é uma das recomendações, segundo Karina Medrado. Além disso, é possível incluir os pequenos em tarefas domésticas, sempre com a supervisão dos pais e respeitando os limites de cada criança.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar