O álcool gel se tornou grande aliado na higienização para combater a contaminação da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Porém, esse produto requer cuidados para não se transformar em um vilão. Isso porque a substância é inflamável e pode causar queimaduras em adultos e crianças, principalmente logo após o uso.
Andreia Matos, enfermeira no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, explica que o álcool gel se torna perigoso quando se aproxima do fogo. “Acontece muito em famílias que moram em cômodos de casa pequenos e com crianças, por exemplo”, aponta.
A enfermeira orienta que a forma correta de utilizar o álcool gel é “sempre em quantidade pequena em uma das mãos e espalhar bem conforme os momentos de higienização das mãos preconizados pelo Ministério da Saúde”. “Após a utilização do álcool gel é necessário deixar secar as mãos e não ter contato próximo ao fogo por pelo menos dez minutos”, reforça.
Segundo ela, todos os tipos de álcool 70% possuem determinado grau de concentração, quanto menor mais concentrado em álcool. Outros tipos de álcool não possuem a mesma concentração, tipo 90% e etc. “Tanto o álcool líquido quanto o em gel, possuem a mesma concentração, porém a substância líquida serve mais para superfícies devido a evaporação ocorre com maior facilidade. Já o gel, demora mais, por isso necessita de movimentos de higienização das mãos conforme preconiza o Ministério da Saúde”, explica.
Leia mais:
A rotina no Pará após cinco meses do primeiro caso de covid-19
Homem invade banco e rouba apenas álcool em gel
Álcool gel pode provocar graves lesões nos olhos
INFLAMÁVEL
Por ser tratar de uma substância inflamável, os cuidados com o uso do produto em crianças devem ser redobrados. Com elas, a enfermeira recomenda que a higienização seja feita com água e sabão, zerando o risco de acidentes que provocam queimaduras. “Posto que, são as mais afetadas por não ter conhecimento do quanto esse líquido é altamente inflamável”, justifica Andreia.
Em geral, Andreia Matos, orienta que não se deve nunca se esquecer que o álcool gel 70°C é altamente inflamável e que quanto menor o valor do álcool mais concentrado ele é. “O ideal é realizar a higienização das mãos corretamente e deixar sempre ser absorvido pela pele antes de fazer quaisquer tarefas domésticas. E em crianças, o melhor mesmo é lavar as mãos com água e sabão”, reforça.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar