A queda do cabelo e o enfraquecimentos das unhas estão entre as principais reclamações. Alguns fatores podem causar esse tipo de dano. Um exemplo disso são as disfunções tireoidianas como o hiper e o hipotireoidismo. Isso porque a tireoide é uma glândula que regula o metabolismo de todo o organismo, e o excesso ou a falta de hormônios tireoidianos afetam a saúde e crescimento de cabelos e unhas.
A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que tanto o hipo quanto o hipertireoidismo podem levar à queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo. No hipertireoidismo pode ocorrer rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação, enquanto no hipotireoidismo ocorrem unhas frágeis, quebradiças.
Leia mais:
Saiba mais sobre postura e bem estar em home office
Vai retornar às atividades na academia? Confira 3 dicas para evitar lesões!
“O crescimento e saúde das unhas e cabelos dependem de vários fatores, mas certamente a manutenção de níveis adequados de hormônios tireoidianos, mantendo a disfunção (hipo ou hipertireoidismo) sob controle faz toda diferença”, explica a especialista.
A necessidade de outros suplementos, segundo Dra. Lorena, dependerá de exames complementares para identificar se há outras deficiências de vitaminas ou doenças associadas a quedas de cabelos e unhas fracas, que também deverão ser corrigidas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar