plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Bichectomia: bem longe de ser apenas um procedimento estético 

A cirurgia é realizada na parte interna da boca, sem deixar cicatrizes aparentes e pode trazer vários benefícios para uma boa mastigação.

Imagem ilustrativa da notícia Bichectomia: bem longe de ser apenas um procedimento estético  camera Ilustração/ Demax Silva (Diário Online)

A cirurgia de bichectomia vem ganhando destaque entre o público e os famosos, por ser uma alternativa de aprimoramento estético, que tende a afinar o rosto e deixá-lo mais harmonioso. Porém, o procedimento não é apenas estético, tem também caráter funcional para a saúde bucal.

Mas o que é a bichectomia?

A bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, que retira a bola de Bichat (bolsas de gordura) localizadas nas bochechas. A cirurgia é realizada na parte interna da boca, sem deixar cicatrizes aparentes. No início do procedimento o paciente é submetido a anestesia local e o dentista faz uma pequena incisão. Após o corte, é removido o acúmulo das “bolsas de gordura” na região entre a mandíbula e a maçã do rosto. Em seguida, o cirurgião sutura a região com pontos comuns.

Clique aqui e ouça o décimo segundo episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Quem pode fazer?

De acordo com o cirurgião dentista, Pedro Paulo Oliveira, é necessário fazer uma avaliação com um profissional da área para saber a necessidade de realizar o procedimento.

Bichectomia: bem longe de ser apenas um procedimento estético 
📷 |

"Se ela vai ter indicação disso, vamos saber clinicamente, ou seja, com a pessoa no consultório. Porque temos a indicação de trauma, quando o paciente mastiga a bochecha junto com a mastigação do alimento, ela tem a indicação pra fazer essa cirurgia. E outro caso, é quando chega uma requisição estética, você tem que ver o perfil da pessoa, se ela tem realmente um volume facial maior da bochecha, se é desarmônico o rosto dela, o perfil facial e você faz a correlação desses dados”

A bichectomia não é apenas uma questão estética?

O cirurgião afirma que não. “Ela não é só uma questão estética. Ela é uma questão de saúde também. Porque a princípio, ela é indicada para pessoas que ao mastigarem os alimentos, se queixam que traumatizam a bochecha pela parte interna, ou seja, elas mastigam também o tecido da bochecha. Porque essa gordura causa um volume maior nessa parte, ela diminui um pouquinho a cavidade oral, onde os alimentos percorrem e onde tem a função mastigatória.

Leia mais:

Conheça os sintomas que podem indicar a deficiência de ferro no organismo

Metamedicina: novo método que busca a origem de problemas físicos e mentais. Entenda!

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção

Ele continua falando sobre os traumas que esse problema pode causar. “Ela acaba repousando em cima da face oclusão dos dentes, que é responsável pela mastigação. Então, nesse movimento de mastigação você acaba ferindo as bochechas, com isso causa trauma, se transforma em úlcera, em infecções e isso constantemente. Então, a primeira indicação é para esses pacientes que sofrem desses problemas”.

Qual a importância da cirurgia?

Segundo o especialista, a intervenção é um processo eficaz no processo mastigatório. "É fundamental para um processo mastigatório mais eficiente, porque você ganha realmente espaço na cavidade oral para poder manipular os alimentos e ter uma qualidade maior da mastigação. Sem pensar em não sofrer mais traumas nas bochechas".

“Outro benefício associado a isso é uma chance menor de infecção, porque com o trauma da mastigação no local da bochecha, a pessoa tem um risco de infecção sempre eminente, desconforto de abrir e fechar a boca, então você tá livre disso tudo. O outro benefício é o estético. O rosto fica mais fino, os contornos faciais ficam mais proeminentes, a maçã do rosto fica mais visível, os ângulos da mandíbula também, dando a sensação de um perfil mais harmônico. Ele aumenta a autoestima e a pessoa fica mais feliz ao ver o resultado mais satisfatório.

Destaque para os benefícios:

Arte: Demax Silva (Diário Online)
📷 Arte: Demax Silva (Diário Online) |

Arte: Demax Silva

Reportagem: Lana Oliveira

Edição: Fabiana Batista

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias