A hérnia de disco aparece principalmente em pessoas entre 40 a 50 anos e, na maioria das vezes, é causada pela má postura, que pode resultar em dores constantes na coluna e na região lombar. No Brasil, mais de 6 milhões de pessoas sofrem com a doença, considerada a 2ª maior causa de afastamento do trabalho.
O que é hérnia de disco?
A hérnia de disco é uma lesão localizada de forma mais frequente na região lombar, além de resultar em dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. Para se ter uma ideia, estima-se que 3% da população pode ser afetada pela doença, principalmente homens com idade acima de 35 anos.
Mas quais são as causas?
A má postura e o desgaste físico são fatores que resultam em hérnia de disco, segundo o médico radiologista e de Diagnóstico por Imagem e membro do Colégio Brasileiro de Radiologia, Robson Tadachi. "Ela aparece pelo desgaste natural do envelhecimento ou pelo esforço físico exagerado ou repetitivo. Dentre as principais podemos elencar o sedentarismo, o tabagismo, o excesso de peso corporal e o habito até mesmo pela profissão que exerce de carregar muito peso sem preparo da coluna, esses são os principais fatores que podem acelerar o desgaste do disco intervertebral e, consequentemente, causar a hérnia de disco", afirma.
Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast
Dores na coluna e na lombar também são sinais de hérnia de disco?
De acordo com Robson Tadachu, sim. "Quando nós temos hérnia de disco na região lombar, as dores geralmente se irradiam para pernas e pés. Nós temos a chamada lombociatalgia, ou seja, a dor que se propaga através do nervo ciático, então vem da região lombar, dos espaços lombares e se propaga através do trajeto do nervo e, aí neste caso, pode sentir formigamento, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa", declarou.
Como funciona o tratamento?
O especialista destaca várias possibilidades de tratar um quadro de hérnia de disco. "Nós temos que dividir em medicamentoso que são vários, entre eles, o relaxante muscular, o anti-inflamatório não asteróide, esses serão os principais. Em último caso pode ser até utilizado medicamento narcótico", diz.
Catarata: conheça as causas, sintomas e cuidados
Conheça seus direitos e deveres sobre segurança do trabalho
Ele ainda diz que movimentar o corpo ajuda no tratamento. "Vale como tratamento também, um exercício físico supervisionado e o uso de bolsa térmica durante as crises. Você pode utilizar o tratamento fisioterápico, o uso de alongamento. Existem também tratamento com acupuntura e em último caso, o procedimento cirúrgico. Porém, cada vez mais está sendo menos indicado, porque os resultados não são tão satisfatório como o paciente gostaria que fosse", explicou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar