Diário Online
Notícias / Te Cuida
TE CUIDA!

Menstruação irregular pode indicar doenças

Especialistas alertam que alterações no ciclo menstrual podem ser indícios de problemas que precisam ser tratados. Fique atenta aos sinais do seu corpo!

quarta-feira, 19/05/2021, 18:30 - Atualizado em 19/05/2021, 19:13 - Autor: Lana Oliveira


Alterações menstruais representam 30% das visitas ao ginecologista.
Alterações menstruais representam 30% das visitas ao ginecologista. | Foto: Freepik

Uma parcela da população feminina sempre se queixa das alterações menstruais, que representam 30% das visitas ao ginecologista. Mas você, mulher, já observou se seu ciclo menstrual é regular? Se a resposta é não, fique atenta! 

Nem todo atraso na menstruação é motivo de gravidez. O ciclo menstrual também pode significar problemas de saúde. Portanto, é importante acompanhar mês a mês, além de consultar um ginecologista. Somente um especialista na área será capaz de chegar a um diagnóstico quando houver qualquer alteração. 

Mas por que ciclo irregulares ocorrem?

De acordo com a ginecologista e obstetra, Thaís Cavalcante, a menstruação irregular pode ocorrer por causa de vários problemas. "Esses ciclos irregulares podem acontecer por falhas na ovulação, por deficiências e alterações hormonais, por doenças no útero e nos ovários que podem estar levando a esse excesso de sangramento”, diz. 

 

Thaís Cavalcante - Ginecologista e Obstetra
Thaís Cavalcante - Ginecologista e Obstetra Foto/Arquivo Pessoal
 

Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Quais são os fatores que podem causar a menstruação irregular? 

As causas surgem desde a idade até fatores patológicos. "Alguns fatores são, principalmente, ligados a extremos da idade. Há outros como estresse, ganho de pesos ou peso abaixo do adequado, uso de medicamentos, doenças no  sangue, doenças no útero ou no ovário”, afirma. 

Coronofobia: o impacto da pandemia na saúde mental

Dores na coluna e na lombar também são sinais de hérnia de disco?

Catarata: conheça as causas, sintomas e cuidados

Menstruação irregular pode esconder problemas de saúde?

Segundo a especialista, sim, pois esse problema está relacionado a algumas doenças. "Sim, muitas vezes o sangramento irregular pode ser decorrente de doenças como miomas no útero, que são tumores benignos; a doença chamada de endometriose e até mesmo um câncer de colo de útero. Quando o câncer já está um pouco avançado, pode causar sangramento irregular”, declarou. 

 

A arte destaca orientações de prevenção
A arte destaca orientações de prevenção Arte/DOL
 
Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS