plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Tendinite: causas, sintomas e tratamento 

A tendinite, também conhecida como reumatismo do tendão, afeta uma a cada cem pessoas no mundo

Imagem ilustrativa da notícia Tendinite: causas, sintomas e tratamento  camera O excesso de movimentos repetitivos é uma das causas da tendinite | Foto: Reprodução

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tendinite afeta uma a cada cem pessoas no mundo. Ela também é conhecida como reumatismo das partes moles por inflamar ou irritar um tendão ­­– parte final do músculo, que funciona como uma corda fibrosa, fixando os músculos aos ossos e também transmitindo a força de contração muscular necessária para mover um osso.

Causas

De acordo com o ortopedista e traumatologista Dr. Fernandes Jr as tendinites são inflamações nos tendões que podem ser resultado de má postura e excesso de movimentos repetitivos. “As principais causas de tendinite são o trauma na região e o excesso de uso, seja por atividades esportivas ou atividades no trabalho”, diz o médico.

Ortopedista e traumatologista, Dr. Fernandes Jr
📷 Ortopedista e traumatologista, Dr. Fernandes Jr |Foto: Arquivo Pessoal

Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Sintomas

É importante ficar atento aos sintomas recorrentes da tendinite, orienta o ortopedista. “Para conseguir um diagnóstico, você tem que estar prestando atenção aos sintomas. Pode ser uma dor no tendão ou um inchaço na região, que é um edema. Pode ser, ainda, uma sensação do tendão que está fazendo barulho quando movimenta, uma vermelhidão com calor local, pode aparecer até algum caroço na região, diminuição da força daquela região ou então ter uma atrofia daquela musculatura quando você perde massa muscular. Tudo isso pode ser um diagnóstico de tendinite”, afirma.

Tendinite: causas, sintomas e tratamento 
📷 |Arte/DOL

Junho Vermelho: campanha incentiva a doação de sangue

Dores abdominais, inchaço? Cuidado, pode ser diverticulite

Tratamento
O especialista destaca os tratamentos mais recomendados. “Quando você está com processo inflamatório em alta, ou seja, quando tem uma dor se sobressaindo, a gente anda com medicação, que é o analgésico e anti-inflamatório, onde a gente vai interromper esse processo inflamatório. A gente vai iniciar uma fisioterapia naquele local. Quando estiver com dor, vamos evitar movimentos", explicou o especialista.
Tendinite: causas, sintomas e tratamento 
📷 |Arte/DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias