plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Náuseas e dores abdominais são sinais da dispepsia

O especialista esclarece sobre as causas e sintomas, além de orientar sobre dicas que podem solucionar o problema de desconforto estomacal

Imagem ilustrativa da notícia Náuseas e dores abdominais são sinais da dispepsia camera Os principais sintomas são dores abdominais, enjoo, barriga inchada e outros | Reprodução

A dispepsia, também conhecida como indigestão ou desconforto estomacal, é um termo que descreve o incômodo ou dor na parte superior do abdome. Esse desconforto é um problema comum, que deve ser tratado para evitar o desenvolvimento de doenças, além de ser responsável pelo comprometimento da qualidade de vida dos pacientes.

Causas

O gastroenterologista e endoscopista, Dr. José Carlos Pardal, explica os principais motivos da dispepsia. “Pode ser ocasionado pelo aumento da acidez no estômago, no caso da gastrite. Pode ser em casos em que a pessoa tenha dificuldade de esvaziar o estômago ou em casos de pacientes que tem diabetes, que não esteja bem controlada. Existem outras situações também, que pode estar relacionada a um paciente com câncer de estômago ou por ele ter uma intolerância a algum tipo de alimento. Em outros casos, a pessoa pode ter uma facilidade maior a ter sintomas, sem necessariamente ter alterações no estômago, como por exemplo, gastrite nervosa”, afirma.

Dr. José Carlos Pardal - Gastroenterologista e Endoscopista
📷 Dr. José Carlos Pardal - Gastroenterologista e Endoscopista |Foto/Divulgação

Sintomas

Os indícios variam desde náuseas a dores no abdome, como destaca o especialista. “São dores na região que a gente chama de epigástrio, que é a região que fica entre o umbigo e a famosa boca do estômago, associado a náusea, enjoo, uma sensação de empachamento e, também, sensação de barriga inchada, chama de distensão abdominal. Esses são os sinais mais comuns quando um apresenta desconforto”, enfatiza.

Problemas

Dependendo da causa do desconforto, a dispepsia pode resultar em outros problemas de saúde, segundo o Dr. José Pardal. “Se o paciente for portador da doença celíaca, que é um tipo de intolerância ao glúten e continuar ingerindo o glúten, além do desconforto na região do estômago, ele também pode passar a apresentar outros problemas mais graves. Ele pode ter alterações de fertilidade, de crescimento, aumento de risco de ter linfomas no aparelho digestivo, então tudo isso deve ser controlado. O paciente tem que ter um diagnóstico o mais breve possível, para evitar o desenvolvimento de outros problemas”.

Como solucionar o desconforto

Para resolver a dispepsia é necessário orientação médica para realizar os procedimentos cabíveis. “Se for um desconforto causado pela gastrite ou por úlcera, vai precisar reduzir a acidez do estômago. Se tiver h. pylori, terá que tomar antibiótico, sempre vai precisar passar por cuidados alimentares, pois a nossa saúde digestiva está muito ligada ao que a gente coloca dentro do nosso aparelho digestivo.

Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Em casos de desconforto causado por problemas emocionais, o médico também orienta. “Se esse desconforto estiver relacionado a situações de aumento de estresse ou de ansiedade, será necessário controlar esse estresse e essa ansiedade. Então psicoterapia comportamental vale em alguns casos, que seria o uso de alguns tipos de calmante, antidepressivos acabam auxiliando. Caso o problema seja causado por um desconforto alimentar, a redução ou a eliminação do consumo dessas substâncias para que a pessoa fique bem, sem sentir esse desconforto ou se for causada por um câncer, as vezes é cirurgia ou outros tipos de tratamento, auxiliares para que a pessoa fique bem, sem nenhum tipo de sintomas”.

Náuseas e dores abdominais são sinais da dispepsia
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias