plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SETEMBRO VERDE

Câncer de intestino está ligado a má alimentação

O câncer de intestino é o segundo mais comum entre homens e mulheres e tem taxa de mortalidade em torno de 48%. Obesidade e o consumo semanal de carne vermelha acima de 500g já são fatores de risco

Imagem ilustrativa da notícia Câncer de intestino está ligado a má alimentação camera Reprodução/Freepik

O Setembro Verde marca a conscientização sobre o câncer colorretal, popularmente chamado de câncer de intestino e que é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres.

Para o triênio 2020-2022, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de quase 41 mil novos casos a cada ano, sendo 20.520 em homens e 20.470 em mulheres, com alta taxa de mortalidade, em torno de 48%.

Segundo a médica oncologista Daniele Laperche, a importância do intestino para o funcionamento do nosso organismo é ignorada e há dificuldade de diagnóstico precoce da doença, o que aumenta a mortalidade. “Ela não traz muitos sintomas e boa parte deles podem ser confundidos com os de outras doenças que não são tão graves”, argumenta.

Por isso, o Setembro Verde tem um importante papel para aumentar a conscientização da população tanto sobre a importância de exames preventivos, como sobre os fatores de risco que podem desencadear a doença.

“A obesidade é um fator de risco muito importante. O mesmo vale para dietas pobres em fibras, com poucos vegetais, legumes, frutas e ingestão excessiva de carne vermelha. Isso equivale a um consumo acima de 500 g por semana, algo que é bem comum na nossa região. A alimentação tem um papel fundamental não só na prevenção, mas no tratamento”, afirma Daniele.

Nosso organismo, em especial o intestino, é vulnerável ao que ingerimos, o que torna a atenção com a alimentação um fator crucial.

“Um estudo recente aponta que, em pacientes de câncer colorretal já tratados, a ingestão de nozes atua como fator protetor para evitar recidivas e a formação de novos pólipos. É a via digestiva que está diretamente exposta ao que comemos. Quanto mais as pessoas conhecerem sobre a doença, mais elas vão buscar tratamento em casos iniciais”, pontua.

Sintomas do câncer de intestino

A melhor maneira de diagnosticar o câncer de intestino é através do exame preventivo anual a partir dos 50 anos. Isso porque, infelizmente, quando o câncer é detectado através de sintomas já evolui para uma fase avançada e só pode ser tratado com a cirurgia (ressecção do intestino) e/ou quimioterapia.

Mas vale ficar alerta aos sintomas listados abaixo e procurar um médico:

- Perda de peso;

- Anemia sem causa aparente;

- Alteração do hábito intestinal;

- Sangramento nas fezes;

- Massas abdominais.

Como prevenir

- Hábitos saudáveis com atividade física regular;

- Não fumar;

- Evitar o alto consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos;

- Ingestão diária de fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2,5 xícaras);

- Dieta rica em vegetais, principalmente hortaliças brássicas (brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho) que ajudam no desempenho intestinal e evitam inflamações que podem causar o câncer.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias