plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALERTA

'Novembro Azul': cuidados com a saúde do homem

A Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa está à disposição para ações educativas sobre o tema, em órgãos públicos e privados

Imagem ilustrativa da notícia 'Novembro Azul': cuidados com a saúde do homem camera A Sespa vai realizar uma série de ações educativas durante todo o mês de novembro | Reprodução/Freepik

A campanha “Novembro Azul” marca o mês de conscientização sobre a prevenção e a promoção dos cuidados integrais com a saúde do homem, visando reverter estatísticas que apontam a indiferença masculina em relação à prevenção de doenças e, ao mesmo tempo, a mortalidade por agravos que poderiam ser evitados.

Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a campanha deste ano, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aborda a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado, prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a preparação para o exercício da paternidade responsável e a redução de violência doméstica.

Inscrições abertas para o XIII Festival de Dança de Tucuruí

Para o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim, a participação masculina no processo de pré-natal ainda é muito incipiente e carece ser divulgada a partir da Atenção Primária à Saúde. “O trinômio mãe, filho e pai agrega também a inclusão do pai/parceiro e da paternidade oriunda de relação homoafetiva. Frisa-se que nem sempre o partícipe é o pai biológico da criança”, explica.

Nesse contexto, a mobilização recomenda aos municípios que reforcem as ações em favor da diminuição de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, e outras mais graves, como as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a exemplo do HIV/Aids, sífilis e hepatites, os cânceres de próstata e de estômago – os mais recorrentes entre os homens, a obesidade e as doenças renais relacionadas ao uso de drogas ilícitas e à automedicação.

O câncer de pênis deve receber atenção especial, uma vez que a incidência ocorre, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste. Tanto é assim que 13 municípios paraenses foram contemplados pela portaria n° 3.069 de 11 de novembro de 2020, que institui um projeto-piloto para o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção e tratamento do câncer de pênis a partir da Atenção Primária à Saúde. A questão também é relacionada à importância da imunização de HPV para crianças e adolescentes e à prevenção da doença relacionada a higiene adequada do órgão genital.

Novembro Azul: cuidados e prevenção do câncer de próstata

Pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que reúne dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 86.513 internações masculinas no Pará - pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram por doenças infecciosas e parasitárias (24.364); causas externas (19.669), como esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; seguidas por doenças do aparelho digestivo (9.175); doenças do aparelho circulatório (7.104) e doenças do aparelho respiratório (6.183).

Em 2020, dados preliminares do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do DataSUS, as doenças infecciosas e parasitárias lideraram o ranking de mortes de homens no Pará, com 6.272 óbitos; seguidas por doenças do aparelho circulatório (5.871); causas externas (5.214); doenças do aparelho respiratório (3.618) e cânceres (2.673).

Entre os tipos de óbitos por câncer, o de estômago tem sido o mais letal nos homens com residência no Pará. Só em 2020, causou a morte de 413 pessoas do sexo masculino, seguido pelo de próstata, responsável por 397 óbitos.

Em número de casos, segundo o DataSUS, em 2021 o câncer de estômago é o mais recorrente: 100 confirmados entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano, seguido por 98 novos pacientes de câncer de próstata. A tendência não foi a mesma em 2020, então finalizado com 283 casos de câncer de próstata e 185 de estômago.

Em função desse cenário, a Sespa recomenda que é preciso intensificar as mobilizações a partir dos agentes comunitários de saúde, para aproximar a população masculina dos serviços de saúde mantidos pelos municípios e criar um vínculo com aqueles que, em geral, apresentam forte resistência antes de procurar assistência médica.

“Novembro é o mês em que os profissionais de saúde devem reforçar as estratégias de convencimento, a fim de explicar aos homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada. A prevenção deve ser durante o ano todo, mas esse mês damos ênfase a esse trabalho”, destaca o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Baixa umidade pode aumentar casos de doenças respiratórias

Programação

Ao longo do mês, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa atenderão a convites de instituições públicas e privadas para ministrar oficinas sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

A Sespa também estará engajada em uma série de atividades alusivas à campanha durante o mês, como ações educativas em órgãos públicos e escolas; ações educativas em parceria com o TerPaz e UsiPaz; webinários; ação de saúde para a população ribeirinha da ilha do Combu e o Dia D no Hospital Regional Abelardo Santos, com palestra e oferta de serviços. Ainda durante o mês, em Belém, serão ofertados pela Poli Metropolitana 25 consultas por dia (de segunda à sexta) aos homens.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias