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NUTRIÇÃO

Confira dicas para recuperar a energia após o Carnaval 

Especialista explica os efeitos dos exageros durante o Carnaval e orienta sobre dicas importantes para recarregar a energia do corpo

quinta-feira, 03/03/2022, 20:45 - Atualizado em 03/03/2022, 23:14 - Autor: Lana Oliveira

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Beber água e manter uma boa alimentação são ações importantes para o corpo
Beber água e manter uma boa alimentação são ações importantes para o corpo | Reprodução

As comemorações de Carnaval já terminaram, mas voltar a rotina de trabalho e a correria do dia com força total, não é uma tarefa muito fácil para quem resolveu aproveitar a folia.

O feriado prolongado estimulou muitas pessoas a exagerarem na bebida, emendar de uma festa para a outra, perder noites de sono e até mesmo aproveitar para ingerir alimentos pesados.

Após passar esse período de festas, é normal que o corpo sinta aquela famosa falta de “energia”, onde você fica com a parte física e mental comprometidas por ultrapassar o limite de resistência do corpo ou porque bebeu em excesso e se alimentou mal. 

A nutricionista Larissa Gonçalves destaca os efeitos pós-carnaval em pessoas que abusaram da folia. “O principal sintoma devido à alta ingestão de bebidas alcoólicas, má alimentação, desidratação e alguns casos perca de sono”. 

 

| Acervo Pessoal
 

Ela explica que investir e uma boa alimentação é importante para diminuir esses efeitos e recarregar as energias. “Durante a folia é normal não pensar em se alimentar bem, mas após esse período, é importante voltar ao normal e adquirir hábitos mais saudáveis para garantir a reposição de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, dentre outros”.

Larissa concluí que se hidratar também é necessário: “Aumentar a ingestão de água para repor eletrólitos que foram perdidos durante a desidratação, é essencial”, finaliza.

Confira dicas prática para aumentar a energia e ter mais disposição: 

1. Aumentar a ingestão de água e água de coco  

2. Apostar em frutas ricas em água como melão, melancia e abacaxi 

3. Ingerir verduras e legumes no almoço e no jantar 

4. Melhorar a qualidade do sono

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