Sentir dor no joelho é um dos principais problemas articulares que leva as pessoas a buscarem ajuda médica. Mas você sabe como parar de sentir essas dores com alguns hábitos durante a rotina? 

De acordo com o educador físico, Matheus Vianna, a articulação do joelho é a mais acometida em termos de lesão e dor. Mas antes de iniciar com qualquer orientação devemos lembrar que dor não significa ter lesão, até porque é um sintoma multifatorial e merece ser avaliado com mais profundidade.

Crescem as mortes por infarto em mulheres jovens na pandemia

De qualquer forma, quem nunca sentir dor no joelho que atire a primeira pedra. O joelho é a articulação que sustenta toda a carga do seu corpo, seja na caminhada ou até mesmo na corrida. Hoje a ciência nós permite até realizar exercícios de forma adapta para pararmos de sentir dor de forma gradativa, como por exemplo, com o agachamento. Não existe mais proibir qualquer tipo de exercício.

Confira as 6 dicas práticas para parar de vez de sentir dor nos joelhos:

1 - Realize uma avaliação para entender a razão da articulação doer. 

2 - Pratique exercícios de força para a região da coxa, músculo quadríceps, principal músculo que protege o joelho. Exemplo: agachamento.  

3 - Faça exercícios de força para a região do quadril. Exemplo: glúteos. Região essa que auxília na estabilização do joelho. 

Fazer xixi em excesso durante à noite; é normal?

4 - Realize exercícios mobilidade articular para as regiões do quadríl e tornozelo, articulações essas que podem influenciar a estabilidade do joelho. 

5 - Exercícios de estabilidade para o joelho são fundamentais. Ex: exercício de equilíbrio unipodal. 

6 - Realizar exercícios de aterrissagem, dessa maneira, qualquer indivíduo é capaz de aprender como absorver a carga do corpo.

Buscar orientação profissional é fundamental para evitar dores intensas Foto: Reprodução/Freepik

MAIS ACESSADAS