plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ALERTA

Fazer xixi em excesso durante à noite; é normal?

A diurese noturna, é a vontade de urinar com frequência durante a noite e faz com que a pessoa precise interromper seu sono várias vezes para ir ao banheiro. Por isso, entenda os motivos de levantar à noite para urinar

Imagem ilustrativa da notícia Fazer xixi em excesso durante à noite; é normal? camera A diurese noturna, é a vontade de urinar com frequência durante a noite e faz com que a pessoa precise interromper seu sono várias vezes para ir ao banheiro. | Pixabay

Se você costuma levantar para urinar várias vezes durante à noite fique atento: isso pode ser um sinal de algum problema de saúde.

A diurese noturna, é a vontade de urinar com frequência durante a noite e faz com que a pessoa precise interromper seu sono várias vezes para ir ao banheiro. Por isso, entenda os motivos de levantar à noite para fazer xixi.

Pilates prepara o corpo para a maratona do Carnaval

Urinar em excesso- o que pode ser?

Apesar de ser mais comum em idosos, no entanto, também pode acontecer com pessoas mais jovens. A diurese noturna pode indicar algum problema de saúde e, também, compromete consideravelmente a qualidade do sono devido às interrupções.

1. Beber muita água em excesso antes de dormir

Esse pode ser umas das possíveis causas. Se você consome muita água à noite, principalmente antes de dormir, é provável que tenha maiores chances de acordar de madrugada para fazer xixi, pois é esperado que que toda a água seja eliminada pela urina. Além disso, bebidas que contém cafeína e álcool podem aumentar ainda mais a diurese, pois tornam a urina mais diluída e menos concentrada.

Sentir tontura é um alerta: é hora de procurar ajuda

2. Diabetes

Um dos sinais característicos de diabetes é a poliúria, ou seja, urina em excesso. Isso ocorre devido a um mecanismo do corpo para colocar a glicose em excesso para fora. Dessa forma, o organismo “expulsa” o açúcar do sangue por meio da urina após a filtração nos rins.

3. Aumento da próstata

A vontade de urinar em excesso também pode estar relacionada com o aumento da próstata, pois alguns homens têm um aumento benigno conforme envelhecem. Dessa maneira, a glândula aumentada dificulta a passagem da urina, que acaba sendo incompleta. Por essa motivo, homens idosos podem sentir necessidade de urinar mais vezes.

4. Bexiga hiperativa

Nos casos de bexiga hiperativa há uma maior atividade desse órgão, ou seja, ela funciona se contraindo mais, independente do volume de urina. Por esse motivo, a pessoa costuma urinar mais vezes e em poucas quantidades.

5. Gestação

Grávidas também costumam urinar mais. Isso acontece porque, durante esse período, o útero aumenta muito de tamanho e acaba comprimindo a bexiga. Desse modo, a necessidade de ir ao banheiro é maior.

6. Problemas neurológicos

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também podem acarretar disfunções na bexiga. Consequentemente, esse órgão pode se tornar flácido e atuar de forma involuntária, causando incontinência urinária.

7. Infecções urinárias

O aumento da frequência em urinar pode ser causado por infecção urinária as infecções podem ocorrer por causa de vírus, fungos e bactérias. Esse tipo de situação é comum e, ocorre uma infecção na bexiga que faz surgir a necessidade de urinar mais que o comum.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias