plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DICAS DE SAÚDE

Perdas de dentes podem provocar diversos problemas à saúde

Especialista detalha que os problemas podem ser de saúde e até psicológico.

Imagem ilustrativa da notícia Perdas de dentes podem provocar diversos problemas à saúde camera O especialista em implantes dentários, Thiago Maia. | Divulgação

A perda dos dentes é comum em várias faixas etárias. Os motivos vão desde uma má higiene bucal, até o surgimento de cáries e, em alguns casos, a perda é provocada por transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, cujas práticas de induzir ao vômito ou comer compulsivamente levam a um desgaste dos dentes.

Vídeo: mãe coloca fita adesiva na boca de bebê

Assim como uma máquina tem o funcionamento afetado ao perder uma peça, com a nossa boca não é diferente. Ao perder um dente, uma série de problemas biológicos podem ser desenvolvidos, dentre eles a instabilidade da arcada dentária, acúmulo de alimentos, problemas na fala e comunicação e outros. Para evitar esses e outros problemas mais graves, o implante dentário é indicado pelos profissionais da odontologia.

"O implante dentário é um tratamento odontológico que substitui os dentes naturais a partir do momento em que eles são perdidos. Esse tratamento é uma alternativa fixa às próteses convencionais, como dentaduras e próteses metálicas. O implante é dividido em dois materiais: o cilindro de titânio e a coroa de porcelana. O cilindro de titânio é como se fosse uma raiz artificial de um dente, que é o que vai dar estabilidade e resistência ao dente. Já a coroa de porcelana é o que vai reproduzir o formato com imposição do dente perdido" explica o especialista em implantes dentários, Thiago Maia.

Segundo o dentista, qualquer pessoa que em algum momento da vida perdeu um dente por um determinado motivo, vai precisar utilizar o implante. "O implante dentário melhora a mastigação, tem altas taxas de sucesso e durabilidade, é um procedimento que tem recuperação rápida e preserva a estrutura óssea, ele garante a estabilidade da arcada, melhora a fala e a comunicação do paciente melhora a estética da boca, ou seja, são muitos os benefícios que garantem uma melhor qualidade de vida".

Alerta

Thiago explica também que assim como todo e qualquer procedimento na área da saúde é necessário ter cuidado ao escolher o profissional e o local onde a técnica será realizada.

"Qualquer serviço, principalmente na saúde, feito por um profissional não capacitado, pode causar prejuízos. Em muitos casos, o paciente pode ter um procedimento irreversível, principalmente em casos de procedimentos cirúrgicos. Além, é claro, de um prejuízo financeiro. Portanto, é sempre muito importante procurar um profissional qualificado e de referência para a realização desse e de outros procedimentos", afirma o dentista.

O implante dentário atinge vários setores da vida de uma pessoa, desde a saúde, até a vida amorosa. "Perdas dentárias eventualmente podem provocar algum dano, independente da quantidade de dentes perdidos. Esses danos podem ser biológicos, com a movimentação dos demais dentes, a articulação começa a desgastar, a mastigação deixa de ser eficiente, o convívio social também pode ser prejudicado por conta da estética e, infelizmente, isso pode dificultar até que o indivíduo consiga um emprego. Então, o implante dentário é justamente para evitar todos esses transtornos", finaliza Thiago Maia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias