plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOVA ONDA DE CONTÁGIOS

Gripe, resfriado ou Covid-19: entenda diferenças e sintomas

Aprenda a diferenciar cada uma das doenças, que possuem sintomas semelhantes e não podem ser ignoradas.

Imagem ilustrativa da notícia Gripe, resfriado ou Covid-19: entenda diferenças e sintomas camera Sintomas são parecidos, mas dá para perceber as diferenças entre as viroses mais comuns nesta época | Reprodução/Getty Images

Você já deve ter ouvido falar disso, mas sempre é bom ressaltar: a pandemia de covid-19 ainda não acabou. O mundo atravessa uma nova onda de contágios, a qual é amenizada graças ao avanço da vacinação global. No entanto, outras doenças, como a gripe e o resfriado, facilmente atingem muitas pessoas e provocam efeitos em cadeia na população.

Por esta razão, vamos relembrar o que caracteriza cada uma das doenças em seus sintomas e diferenças, para não generalizar seu quadro como apenas uma "virose".

Veja também:

Covid-19: saiba onde fazer o teste gratuito em Belém

Covid-19: quase 2 milhões de pessoas são confinadas na China

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.

Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde, como fazer testes, e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas necessárias.

Veja no quadro abaixo os sintomas de cada uma das doenças:

Entenda as diferenças e sintomas da covid-19, resfriado e gripe
📷 Entenda as diferenças e sintomas da covid-19, resfriado e gripe |Divulgação/Ministério da Saúde
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias