
A pressão alta ou hipertensão é uma doença que ataca vasos sanguíneos, coração, cérebro e olhos. Ela é herdada dos pais em 90% dos casos, mas existem fatores externos que influenciam, como consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, falta de atividade física, entre outros pontos.
Conteúdos relacionados:
- Mais de 40? Aprenda a cuidar da pele em dias de muito calor
- Quer ficar mais saudável? Veja 5 receitas de suco detox
- Atenção! X-Tudo pode ser prejudicial para o cérebro; entenda

Um relatório elaborado pelo Ministério da Saúde, em maio de 2022, mostra que o número de adultos com pressão alta (hipertensão) aumentou em 3,7% nos últimos 15 anos no Brasil, sendo os homens os maiores acometidos pela doença.
Sabe-se, contudo, que a hipertensão arterial faz parte de um grupo de doenças passíveis de serem evitadas desde que a pessoa diagnosticada adote hábitos modificáveis relacionados ao consumo de álcool, tabaco, alimentação inadequada e sedentarismo.
No caso da alimentação, estão as frutas que são naturalmente ricas em açúcar e, por esse motivo, podem contribuir para o aumento da pressão.
Confira a seguir uma lista de frutas que uma pessoa com pressão alta deve evitar ou consumir moderadamente:
- Banana: consuma com moderação
- Abacaxi: consuma com moderação
- Manga: consuma com moderação
- Laranja: consuma com moderação
- Uvas: se possível, evite
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar