O mau odor nos pés, o famoso "chulé", é causado pela proliferação de bactérias que se alimentam do suor e das células mortas da pele presentes nos pés. Esse ambiente úmido e quente dos calçados e meias pode causar incômodos em quem possui o problema e constrangimentos por pessoas próximas.
Mas, afinal, será que o chulé pode ser algo pior ainda e acabar atraindo insetos para dentro de casa? A resposta é um pouco mais complexa do que parece e é importante notar que o uso de alguns calçados que não permitem a ventilação adequada dos pés, como sapatos fechados e meias sintéticas, contribui para a retenção de umidade e o crescimento desses microrganismos.
Outros fatores que podem aumentar o risco de chulé incluem a prática de atividades físicas que causam transpiração intensa, o uso frequente de calçados sem ventilação adequada e condições médicas, como hiperidrose (transpiração excessiva) e micose (infecção fúngica).
- Afinal, jambo atrai insetos para casa? Veja aqui!
- Sal? Aprenda a tirar chulé dos calçados de forma simples
Diante deste contexto, é importante notar que, embora o chulé em si não atraia insetos diretamente, a umidade e a transpiração excessiva nos pés podem criar um ambiente propício para o crescimento de fungos e bactérias, que podem atrair insetos, especialmente em condições de higiene inadequada. Além disso, se os sapatos e meias suadas não forem adequadamente lavados e secos, eles podem atrair sim moscas e outros insetos. Então, fique alerta!
COMO EVITAR O CHULÉ?
Além da óbvia dica para lavar os pés diariamente, é importante que você seque bem entre os dedos e use meias limpas e respiráveis. Sapatos ventilados também ajudam a reduzir a umidade.
Quer ler mais conteúdos sobre curiosidades? Acesse nosso canal no Whatsapp.
Outras dicas simples e importantes são:
- Use talcos e desodorantes para os pés: esses produtos ajudam a manter os pés secos e frescos, reduzindo a transpiração.
- Remova sapatos e meias molhadas: sapatos e meias molhados são um terreno fértil para o crescimento de bactérias e fungos. Remova-os assim que possível e deixe-os secar completamente.
- Palmilhas: lave os sapatos laváveis e troque as palmilhas regularmente. Algumas palmilhas são antibacterianas e podem ajudar a reduzir o odor.
- Areje e exponha ao sol: Deixe seus sapatos ao sol para eliminar a umidade. A luz solar ajuda a matar as bactérias e fungos. Se precisar, coloque bastante sal no calçado, que ajuda a criar um ambiente inóspito para as bactérias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar