plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INVERNO AMAZÔNICO

Grilos transmitem doenças? Veja que cuidados tomar!

Os grilos possuem um papel ecológico importante, pois ajudam na decomposição da matéria orgânica e no controle de outros insetos nocivos. No entanto, também causam incômodos. Afinal, eles transmitem doenças?

Imagem ilustrativa da notícia Grilos transmitem doenças? Veja que cuidados tomar! camera Divulgação

Neste período de "inverno amazônico", a presença de grilos se torna mais constante. Conhecidos pelo som característico que emitem, eles podem ser encontrados em diversos ambientes, desde jardins até residências e áreas urbanas. Apesar de não serem considerados vetores diretos de doenças, os grilos podem representar um risco à saúde humana e vegetal, pois transitam por locais contaminados e causam danos às plantas.

Apesar do incômodo, os grilos não causam doenças, mas podem levar em suas patas bactérias que podem causar problemas de saúde, afinal circulam em lixo, esgoto e demais locais impróprios, e podem contaminar alimentos, utensílios e superfícies com esses microorganismos.

Além disso, os grilos podem atrair seus predadores naturais, como escorpiões, aranhas e morcegos, que podem ser perigosos para os humanos. Por isso, é importante evitar a presença de grilos dentro de casa, pois eles podem atrair esses visitantes indesejados.

Os grilos também podem causar prejuízos às plantas, principalmente em jardins e hortas. Eles se alimentam de folhas, brotos, sementes e raízes, prejudicando o crescimento e a produção das plantas. Além disso, eles podem transmitir doenças às plantas, como o mosaico do pepino, que causa manchas amareladas ou murchas nas folhas.

Para evitar esses problemas, existem algumas medidas de prevenção e controle que podem ser adotadas. Uma delas é manter o ambiente limpo e livre de detritos orgânicos, que podem servir de abrigo e alimento para os grilos. Outra é usar armadilhas ou repelentes naturais, como óleo de neem ou extrato de alho, que afastam os grilos sem prejudicar o meio ambiente.

Em caso de infestação, o aconselhável sempre é contar com os serviços de uma dedetizadora para que faça a remoção e maior controle e prevenção dos insetos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias