plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TIRE SUAS DÚVIDAS!

Gripados e grávidas podem tomar vacina contra Influenza?

Confira essas e outras dúvidas a respeito da vacinação contra Influenza no Brasil, que segue em campanha até o dia 30 de junho.

Imagem ilustrativa da notícia Gripados e grávidas podem tomar vacina contra Influenza? camera Tire as dúvidas mais comuns em relação aos cuidados antes e depois da vacinação. | Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Apesar do Plano Nacional de Imunização (PNI) completar 50 anos e do Brasil ser reconhecido por sua forte cultura de vacinação, ainda persistem dúvidas entre a população em relação aos cuidados antes e depois da vacinação.

Posso tomar vacina se estiver gripado?

A distribuição da vacina da gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) levanta a questão sobre a possibilidade de receber a vacina mesmo estando gripado. A enfermeira Miriam Macedo esclarece que tosse e nariz escorrendo não são impeditivos, mas a presença de febre é. Se a febre desaparecer por pelo menos 48 horas, a vacinação pode ser realizada.

Conteúdos relacionados:

Vacinas seguem disponíveis em Belém; veja os locais!

Covid: público esgota estoque da vacina bivalente em Belém

Quando não tomar vacina?

A febre é um dos poucos impedimentos para a vacinação, assim como reações alérgicas graves após o uso de componentes da vacina. A Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) destaca que alergias como asma, eczema, rinite, urticária e anafilaxia são consideradas, sendo a última uma reação alérgica grave e rara. A alergia ao ovo deve ser avaliada, especialmente para a vacina contra a febre amarela.

Quer ver mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp.

É possível ficar gripado depois de tomar a vacina da gripe?

É importante esclarecer que sensações como cansaço e corpo dolorido após a vacinação não indicam necessariamente uma gripe. A proteção contra a doença se estabelece aproximadamente 15 dias após a vacinação. Ressalta-se que nenhuma vacina é 100% eficaz, mas a vacinação adequada reduz significativamente o risco de complicações.

Posso tomar vacina se estiver usando antibiótico?

De acordo com a infectologista Raquel Stucchi, nenhuma vacina justifica a interrupção do uso de medicamentos, incluindo antibióticos. Isso é especialmente crucial para os imunossuprimidos, que podem ser priorizados nas campanhas de vacinação.

Posso tomar as vacinas de covid e gripe juntas?

A preferência é aplicar as vacinas de covid e gripe simultaneamente para evitar esquecimentos. Novos estudos indicam que não é necessário intervalo entre as doses para quem já tomou um dos imunizantes. Caso as vacinas não sejam oferecidas no mesmo dia, um intervalo de 15 dias é recomendado.

Pode doar sangue depois da vacina de gripe?

É necessário aguardar 48 horas entre a aplicação da vacina de gripe e a doação de sangue. Os recém-vacinados são considerados temporariamente inaptos.

Grávidas podem se vacinar contra a gripe?

Sim, e é altamente recomendado, pois as gestantes correm maior risco de complicações devido à gripe. As grávidas devem receber vacinas específicas, sendo algumas contraindicadas.

Tomei a vacina de covid grávida, devo vacinar meu filho?

Mesmo que a imunização tenha ocorrido durante a gravidez, é recomendado vacinar bebês e crianças após os seis meses de vida.

Pode beber álcool depois de tomar vacina?

Não há problemas em ingerir bebidas alcoólicas após a vacinação. No entanto, é importante evitar dirigir sob efeito do álcool.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias