plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAÚDE MENTAL

Saiba quais sinais indicam quando uma pessoa está com estafa

Os quadros de estafa nem sempre estão associados com o trabalho formal, mas com a quantidade de tarefas diárias em geral das pessoas. Veja o que é e mais detalhes sobre essa condição.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba quais sinais indicam quando uma pessoa está com estafa camera A estafa pode desencadear diversos sintomas como insônia e dores de cabeça. | Reprodução/Freepik

Sensação de cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração, oscilações de humor e lapsos de memória constantes são sinais de estafa mental, uma condição de cansaço emocional, mental, físico e social, cuja incidência vem aumentando devido ao ritmo de trabalho cada vez mais frenético, e indicam a necessidade de ajuda médica. Quem explica um pouco mais sobre a condição é a psicóloga Márcia Yamada.

Segundo a profissional, os quadros de estafa nem sempre estão associados com o trabalho formal, mas com a quantidade de tarefas que as pessoas se impõem no cotidiano. “Porém, hoje em dia tem se falado muito sobre estafa profissional, Burnout, que em tradução literal significa “combustão completa”, e pode ser uma evolução no quadro da estafa mental”.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Yamada afirma que os ambientes de trabalho estão cada vez mais adoecidos e com prazos cada vez menores que, além disso, associam-se a autocobrança e relações tóxicas. “Os quadros mais comuns são de sintomas ansiosos e depressivos, sendo estes a terceira causa de afastamento do trabalhador hoje em dia no Brasil. Respeitar seus próprios limites se faz necessário”, orienta.

A psicóloga ainda alerta que o nosso cérebro tem papel fundamental no corpo físico, portanto, a estafa pode desencadear diversos sintomas, inclusive físicos como insônia; dores de cabeça e no corpo; problemas gástricos e/ou digestivos; tonturas; tremores entre outros, que podem levar o paciente ao hospital em casos extremos.

Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp!

“Os sintomas podem se confundir com outras patologias e/ou transtornos, por isso é imprescindível falar da importância do diagnóstico médico e do acompanhamento psicológico”, destaca.

Sobre o tratamento, Márcia Yamada ressalta que apenas o médico deve dar o diagnóstico e prescrever, caso necessário, medicação, suplementos alimentares e, a partir daí, o tratamento também se dá por mudanças no estilo de vida e psicoterapia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias