plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ALERTA

Campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a leucemia

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização sobre a leucemia, uma doença malígna, que pode acometer desde crianças até idosos.

Imagem ilustrativa da notícia Campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a leucemia camera Em 2023, foram registrados 11.540 casos de leucemia, segundo o INCA | Foto: Reprodução/Freepik

Sua principal característica é a superprodução de glóbulos brancos imaturos, também conhecidos por blastos. Eles passam a se desenvolver de forma descontrolada na medula óssea, popularmente conhecida como fábrica do sangue, e param de desempenhar sua função- a de proteger o organismo contra infecções. Em grande quantidade na medula óssea ainda impedem a formação dos demais componentes do sangue normais como glóbulos vermelhos e plaquetas, responsáveis pela oxigenação e coagulação do sangue.

De acordo com o hematologista Dr. João Saraiva, a doença se desenvolve a partir de células-tronco mielóides. “A LMA afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos, mas crianças e adultos jovens também podem desenvolvê-la”, afirma.

Hematologista Dr. João Saraiva
📷 Hematologista Dr. João Saraiva |Foto: Divulgação

Ele ainda destaca que o diagnóstico é feito a partir da visualização dessas células doentes ( blastos) que podem ser detectados em um exame chamado mielograma , onde amostra de material é coletada diretamente da medula óssea.

“Há uma queda no número de células normais do sangue, como as hemácias — o que pode causar anemia — e dos glóbulos brancos mais importantes para a defesa do organismo, chamados neutrófilos. Isso leva a um aumento do risco de infecções agudas e queda das plaquetas que fazem a primeira etapa da coagulação, levando a sangramentos”, detalha.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

E continua: “A tríade de início rápido de febre- que é um indício de infecção, sintomas de anemia (cansaço, palidez e fadiga) e sangramento podem ser um sinal de alerta, e uma avaliação do sangue já pode levar à suspeita de uma leucemia aguda.”

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, foram registrados cerca de 11.540 casos de leucemia, em 2023.

Ouça a versão em podcast: Fevereiro Laranja: mês marca o combate à leucemia

João lembra que existem vários subtipos de Leucemias, e o tratamento correto é determinado a partir dessa especificação. Apesar disso, o hematologista destaca que, na maioria das vezes, quando em pacientes jovens ele é feito “com protocolos muito intensos de quimioterapia”, a fim de eliminar as células doentes. E em muitos casos, há a necessidade de transplante de medula óssea.

Quer mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp!

“A LMA pode ser classificada em risco alto, intermediário ou baixo a depender das alterações genéticas e moleculares que ela apresenta. Isso nos ajuda a entender qual paciente tem uma doença mais agressiva e terá indicação de realizar o transplante alogênico de medula óssea”, explica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias