plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PREVENÇÃO

Proteínas podem antecipar diagnóstico de câncer em sete anos

Estudo foi feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Proteínas podem antecipar diagnóstico de câncer em sete anos camera Pesquisas proteínas sanguíneas capazes de antecipar o diagnóstico de 19 tipos de câncer | Divulgação ISTOK

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificaram por meio de pesquisas proteínas sanguíneas capazes de antecipar o diagnóstico de 19 tipos de câncer, como leucemia e câncer de pulmão, até sete anos antes de seu aparecimento. Os resultados mais recentes dessas pesquisas foram publicados em 15 de maio na revista Nature Communications.

A técnica utilizada, conhecida como proteômica, permitiu aos cientistas analisar simultaneamente um grande número de proteínas presentes em amostras de tecido, possibilitando a observação de suas interações.

Durante a análise, foram identificadas 618 proteínas com alguma relação com o câncer, das quais 107 foram detectadas nos exames de sangue dos pacientes vários anos antes do desenvolvimento da doença. Adicionalmente, foram descobertas 40 macromoléculas que influenciam a probabilidade de uma pessoa desenvolver nove tipos diferentes de câncer.

Conteúdo Relacionado

Os pesquisadores envolvidos acreditam que essas descobertas são cruciais para o desenvolvimento de medicamentos direcionados a proteínas específicas, possibilitando assim a prevenção do surgimento do câncer.

Pesquisas anteriores já haviam revelado que algumas proteínas estão associadas à disseminação do câncer de pele, que corresponde a 30% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Felizmente, o melanoma, uma forma mais agressiva de câncer de pele que apresenta alto risco de metástase para outros tecidos do corpo, representa apenas uma minoria dos casos, cerca de 3% dos diagnósticos, conforme dados do Ministério da Saúde.

Detectado precocemente, antes da ocorrência de metástases, muitos casos de câncer de pele podem ser curados, destacando a importância da vigilância e diagnóstico precoce na luta contra essa doença.

Veja recomendações dos especialistas para se prevenir contra o câncer de pele:

• Proteja-se do sol, especialmente de maior intensidade, entre 10h e 16h;

• Adote proteção, como filtros solares e roupas com proteção contra raios UV

• Utilize protetores com fator de proteção superior a 30. Pessoas de pele clara ou sensível devem investir em FPS mais altos. Protetor solar é rotina.

• Considere fatores hereditários. O risco de um paciente com histórico familiar desenvolver câncer de pele é maior. Por isso, se for seu caso, proteja-se, observe sua pele com frequência e faça acompanhamento médico;

• A recomendação é ir ao dermatologista. "O melhor é que as pessoas que tenham a possibilidade ou risco para a doença façam uma avaliação anualmente em busca de lesões suspeitas", orienta Renato Marchiori Bakos, coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias